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CAPPELLO, Nora; LEITE, Thaisa Marques; FABRÍCIO, Márcio Minto. Caracterização da estrutura dos escritórios de projetos em órgãos públicos. Caso múltiplo: EDF (UFSCAR, São Carlos/SP) e núcleo de arquitetura (câmera dos deputados, Brasília/DF). In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Resumo

Na área acadêmica, são cada vez mais numerosas as pesquisas, os artigos e as teses referentes à busca do aumento da qualidade em coordenação e gestão de projetos, mas estes têm como objeto de estudo, na maioria das vezes, incorporadoras, construtoras, escritórios da iniciativa privada e poucas são as pesquisas relacionadas aos órgãos públicos. O objetivo do presente artigo é caracterizar a estruturação dos escritórios de projetos pertencentes aos órgãos públicos, analisando dois casos específicos: o EDF (Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP) e o Núcleo de Arquitetura (Coordenação de Projetos da Câmara dos Deputados, Brasília/DF). Procura também estabelecer uma análise do processo de coordenação e gestão de projetos nestes órgãos e identificar as principais problemáticas encontradas nesses processos pelos profissionais envolvidos. Para a coleta de dados, utilizaram-se como fontes de evidências entrevistas, documentação existente formal e informal, observação direta e observação participante, considerando a vivência dos pesquisadores-autores em órgãos públicos. Através da caracterização e análise foi possível perceber a existência de uma preocupação na busca da qualidade do projeto também em órgãos públicos. O artigo dá subsídio para pesquisas posteriores, mais aprofundadas, sobre gestão e coordenação de projetos nesses escritórios internos. Palavras-chave: Coordenação de Projetos. Gestão de Projetos. Orgãos Públicos.

Abstract

In the academic area, there are many researches, papers and thesis that referring to the increase of the quality in coordination and management of projects, but these have as study object great construction companies, constructors, private offices and the researches related to the public agencies are few. The objective of this paper is to characterize the projects offices structure of the public agencies, analyzing two specific cases: the EDF (Physical Development Office of the Federal University of São Carlos, São Carlos/SP) and the Nucleus of Architecture (Projects Coordination Department of the Brazilian Parliament, Brasília/DF). This paper also establishes an analysis of the coordination process and management of projects in these agencies and identifies the problems found in these processes by the involved professionals. For the collection of data, they had been used as evidences sources interviews, formal and informal existing documentation, direct and participant comment, considering the experience of the researcher-authors in public agencies. Through the characterization and analysis it was possible to also perceive the existence of a concern in the search of the project quality in public agencies. The paper gives subsidy for posterior research, more deeply, on management and coordination of projects in these internal offices. Keywords: Project Coordination. Project Management. Public Agencies. 1.
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