Mais informações

SAFFARO, Fernanda Aranha; DA SILVA, Alexandre Cotrin; HIROTA, Ercília Hitomi. Um diagnóstico da padronização em canteiros de obras: estudo de caso de empresas de Londrina/PR. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Proposta: O Programa Brasileiro de Q ualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) enfatiza a padronização como uma das diretrizes para atribuir qualidade aos empreendimentos e reduzir custos e prazos. Entretanto, estudos têm mostrado que mesmo empresas certificadas vêm apresentando baixos níveis de qualidade e dificuldade para cumprir prazos e para obter margens atrativas. Este trabalho tem como objetivo investigar como vem ocorrendo a padronização nos canteiros e apresentar diretrizes para formula r ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Método de pesquisa/Abordagens : Foi realizado um diagnóstico em quatro empresas através da documentação de qualidade, de observações realizadas em canteiro e de entrevistas com os envolvidos na produção. Resultados: O diagnóstico apontou que: (a) o procedimento padronizado documentado no SGQ tinha um caráter genérico, ou seja, não continha informações suficientes para orientar o operário na execução da tarefa, contribuindo para a não uniformidade dos procedimentos ao nível das microoperações; (b) não havia participação ativa dos operários na definição do procedimento padronizado e na sua melhoria; (c) o procedimento documentado no SGQ era deficiente no quesito comunicação, tendo em vista a forma de aprendizagem do operário; e (d) em obras nas quais a velocidade de produção é fator relevante, outros aspectos além da qualidade do produto devem ser contemplados nos procedimentos. Contribuições/Originalidade: A disseminação do conceito de padrão abrangendo as metas a serem atingidas e da padronização como um processo que envolve definir, comunicar, aderir e melhorar o padrão permite estabelecer diretrizes que vinculam a padronização à estratégia de produção da empresa. Palavras-chave: gestão da qualidade; padronização; melhoria contínua.

Abstract

Propos al: A Brazilian program for improving quality and productivity in building environment, called PBQP-H, emphasises the standardization as one of the directives to attribute quality to projects and to reduce cost and time. However researches have reported that even certified companies have been presenting low level of quality and difficulties to meet deadlines and to obtain attractive margins. The aim of this research is to investigate the process of standardization on production process and to present directives for formulating quality management tools. Methods : A diagnosis was applied in four companies. It was based on a survey in the quality documents, on observations realized on site and on interviews with people involved in the production process. Findings: The diagnosis showed that: (a) the standard procedure had a generic approach, i.e. it did not have detailed information for the worker to execute the task. It resulted in a not uniform way to execute the task in the level of microoperations; (b) the workers did not participate in the definition of the standard procedure and either in its improving process; (c) according to the workers learning pattern, the communication issue of the standard procedure was deficient; (d) other factors related to the company strategy production beyond the product quality should be considered in the definition of the standard procedure. Originality/value : The dissemination of these two concepts: standard comprising the goal to be met and standardization as a process which involves the definition, the adhering, the communication and the improvement of the standard, allows setting the directives for the standardization to the company production strategy. Keywords: quality management; standardization; continuous improving. 1
-