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DA GRAÇA, Valéria Azzi Collet; KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Metodologia de avaliação de conforto ambiental de projetos escolares usando o conceito de otimização multicritério. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 19-35, jul./set. 2004.
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Resumo

Avaliações pós-ocupação realizadas em prédios de escolas do Estado de São Paulo mostraram que os edifícios possuem uma série de problemas relacionados ao conforto ambiental, o que permite considerar que os parâmetros atuais de projeto necessitam de uma revisão criteriosa. Estapesquisa apresenta um método de avaliação e otimização de projetos arquitetônicosde escolas para a rede pública estadual de São Paulo, considerando a formulaçãodos parâmetros de conforto ambiental que são utilizados na fase de anteprojeto. Oobjetivo da avaliação/otimização do projeto foi maximizar diversos aspectos deconforto ambiental e qualificar as diversas soluções de projeto existentes. O métodode avaliação foi aplicado em 35 projetos de escolas. Os resultados mostraram aexistência de conflito entre os diferentes parâmetros de conforto ambiental e aimportância do uso da otimização para a avaliação de projetos. Observou-se quenão é possível maximizar os quatro confortos (térmico, luminoso, acústico efuncional) ao mesmo tempo, mas sim encontrar um conjunto de soluções decompromisso. A aplicação mostrou, também, a relevância do método como um importante instrumento de avaliação e de processo de decisão.

Abstract

Post occupancy evaluations of school buildings in the State of São Paulo haveshown that schools present several problems related to environmental comfort, andthat design criteria should be revised. This paper presents a design evaluationmethodology based on the optimization of comfort parameters applicable at thepreliminary design stage, devised for public schools from the State of São Paulo.The main goal was to maximize specific aspects of environmental comfort (thermal,lighting, acoustics and functionality) and characterize specific design solutions ofexisting typical designs. The method was tested on 35 school designs. Althoughconflicts between different comfort parameters are apparent, results show thatmulti-criteria optimization can be applied as a design tool. Final results showed thata set of compromise solutions exists, and that an optimal solution for all aspects ofenvironmental comfort is not possible. The application also showed thatoptimization can be a powerful decision making tool for the design process.
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