Mais informações

Rodrigues, R.; Tirintan, M.; Picchi, F. Utilização do mapeamento do fluxo de valor para avaliação da produção de lajes pré-fabricadas – estudo de caso: obra Jardim das Torres – São Carlos/SP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

 A construção civil tem gerado uma grande movimentação em busca de melhorias contínuas e ferramentas capazes de suportar suas estratégias competitivas. O objetivo deste estudo é analisar o potencial de aplicação do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) à produção de lajes pré-fabricadas em obra, visando propor estados futuros que levem a melhorias, incorporando princípios de mentalidade enxuta (Lean Thinking). Para tanto, o estudo parte de uma revisão bibliográfica onde são abordados os principais conceitos para o desenvolvimento da metodologia proposta. É realizado um estudo de caso exploratório de aplicação do MFV na produção de lajes pré-fabricadas de uma construtora de médio porte na cidade de São Carlos/SP. O mapa do estado atual é desenhado e posteriormente são identificadas as sete perdas de Ohno no próprio mapeamento do estado atual para identificar mais facilmente as oportunidades de melhoria. Por último, é proposto o mapeamento do fluxo de valor no estado futuro, com as possibilidades de mudanças, visando aumentar a eficácia do processo de produção de lajes pré-fabricadas da obra, objeto deste estudo de caso. O trabalho conclui considerando o elevado potencial da aplicação do MFV para identificação de desperdícios e apresenta algumas sugestões para trabalhos futuros.

Abstract

 Construction Industry has created several approaches seeking continuous improvement to support competitive strategies. This paper aims to analyze the potential of Value Stream Mapping (VSM) use for a case of pre- cast slabs produced on site, proposing a future state that could lead to improvements using lean tools. Related literature has been reviewed and a case study is presented, developed in a medium-size construction company in São Carlos-SP. The current state VSM is presented in order to clearly identify Ohnos’s seven wastes and improvement opportunities. A future state VSM is proposed, aiming to improve pre-cast slabs production results in the case. The paper concludes pointing out the potential of VSM application for wast identification and suggests further researchs.
-