Mais informações

Paravisi, Sandra et al. Avaliação da produção de revestimento de fachada de argamassa com projeção mecânica e manual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, 7., 2007, Recife. Anais...  Recife: UFPE, 2007. p. 1-11.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 2  
Co-autores: 6

Resumo

A falta de gestão mais efetiva, a ausência de visão sistêmica e os baixos níveis de racionalização e industrialização da produção de revestimento de argamassa no Brasil têm sido responsáveis por índices insatisfatórios de produtividade e perdas. Uma das etapas desse processo que permanece manual, muito dependente da mão-de-obra, é a aplicação de argamassa. Embora alguns autores sustentem que o uso da projeção mecânica para essa atividade introduza significativos aumentos de qualidade do produto em relação ao método convencional, na prática é ainda reduzido o número de empresas que a utiliza. Ao mesmo tempo, poucos são os estudos que abordam de forma sistêmica os possíveis ganhos em eficiência proporcionados pela mecanização dessa atividade. Esse estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento através de um estudo de caso, onde foi aplicado um método de avaliação da produção, determinando os índices de produtividade e de qualidade do produto com o emprego da projeção mecânica e manual de argamassa. Os resultados indicam que o uso da projeção mecânica, além de contribuir com a qualidade do revestimento, tem o potencial de aumentar a confiabilidade da produção. No entanto, para isso, é necessário um maior esforço de planejamento do sistema de produção.

Abstract

The high level of materials and manpower waste and the low productivity level of rendering in Brazil are a consequence of the lack of effective management and systemic approach in the production process allied with low levels of rationalization and industrialization. The projection of mortar is still handmade, greatly influenced by labour skills. The mechanical projection has shown a great potential to increase rendering quality when compared to handmade conventional projection. Thus, a few constructors are using mortar pumps, leading to the development of studies about the feasibility and efficiency of mechanized production systems. A case study was made in this work applying an evaluation method to different rendering production systems to analyse productivity and quality levels. The results show that the use of mechanical projection has the potential to increase production reliability. However, better planning of the production system is necessary.
-