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Mattar, Daniela; Novaes, Celso. Estratégias competitivas: a automação residencial usada como estratégia de diferenciação.  In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1611 - 1620.
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Resumo

Proposta: Dentre as estratégias empregadas por empresas atuantes em ambientes produtivos competitivos, a estratégia de diferenciação pressupõe a oferta de produto ou serviço, que sejam considerados únicos pelos clientes e cujas características os distingam daqueles oferecidos pela concorrência, permitindo à empresa, dessa forma, cobrar um preço prêmio pelos mesmos. Com base nesta estratégia, algumas empresas empreendedoras de edificações residenciais têm buscado diferenciar-se no mercado, usando a automação residencial como estratégia para agregar valor ao projeto e ao produto, gerando um diferencial competitivo. Neste cenário, o objetivo deste artigo é identificar as inovações tecnológicas que, gradativamente, vêm sendo introduzidas em edificações, no sentido de automatizar os sistemas operacionais das residências e das áreas de uso comum. Método de pesquisa / Abordagens: o trabalho desenvolve-se através de pesquisa bibliográfica. Resultados: pretende-se identificar os fatores determinantes para que empresas empreendedoras invistam em estratégias de diferenciação, em particular, através de projetos de automação residencial, assim com as mudanças necessárias no processo de projeto para alcançar esta diferenciação. Contribuições / Originalidade: busca-se demonstrar que o emprego da automação residencial pode contribuir paraque empreendimentos do setor da construção de edifícios, em mercados competitivos, assumam posição competitiva favorável e sustentável, frente à concorrência.

Abstract

Proposal: Among the strategies used by firms present in competitive productive environment, the strategy of differentiation presuppose the offer of a product or service that is considerate unique by the client and whose peculiarities that distinguish than offered by the competition. In this way, the firm can charge a premium price for them. Using this strategy, some home construction companies have looking for a special position in the market by the use of home authentication as strategy to aggregate value for the project and product, also generating a competitive differential. In this scenario, the objective of this article is to identify the technologies innovation that, gradually, is being introduced in the constructions, automating the operating system and the common areas of the residences. Research method: The study has developed through bibliographic research. Results: The purpose is to identify the determinant factors that enterprising companies can use as differentiation strategy, in particular, through residence project automation. Even as the necessaries changes in the project process in order to reach this differentiation. Contribution / Originality: The automation residence usage can contribute for a better position of the project when compared with the others projects. Also they are sustainable and can be a key factor for the success of the sales of the building, acting as a plus in the project.
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