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HEZEL, Claudia Regina et al. Resultados da implantação de sistemas de gestão integrados em prestadores de serviço de construção industrial : estudo de caso na Refinaria de Paulínia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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FLÁVIO AUGUSTO PICCHI
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 36 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 23
Índice h: 3  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Para fazer frente às exigências do mercado, as empresas buscam sempre a maximização dos seus resultados, primando pela excelência em todas as áreas que compõem o seu negócio, assim para atender às novas exigências do mercado quanto à qualidade, ao meio ambiente e à saúde e segurança dos trabalhadores, as empresas prestadoras de serviços passam por uma transformação nos seus sistemas de gestão, de forma a agregar ao produto final as novas exigências mercadológicas e torná-las mais competitivas. Este artigo apresenta as exigências contratuais quanto aos sistemas de gestão dos prestadores de serviços da IERN (setor de Implementação de Empreendimentos na Refinaria de Paulínia); o perfil dos prestadores de serviços atuais na empresa quanto aos seus sistemas de gestão integrados e a motivação, benefício e dificuldades encontradas, pelos prestadores de serviços, em implementarem um sistema de gestão integrado (SGI), bem como o impacto das exigências contratuais da IERN nesta implementação. Para tanto, estabeleceram-se três etapas na pesquisa: primeiramente levantamento bibliográfico sobre o tema e as normas de gestão relevantes para o escopo deste trabalho. Em seguida caracterização do foco do estudo de caso e por último o levantamento e análise de dados sobre os prestadores de serviços. Neste caso, foram utilizadas como opção metodológica entrevistas semi-estruturadas com gerentes de QSMS (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente) atuantes nas obras de dois prestadores de serviços, bem como consulta a relatórios, banco de dados e documentos contratuais. Os resultados mostram que as empresas prestadoras de serviço possuem SGI motivado pelas novas exigências do mercado, encontram resistência à sua implantação na cultura organizacional e quando vencidas a empresa encontra como benefício a otimização do uso de recurso e maior envolvimento pessoal. Os requisitos contratuais da IERN incentivam o aprimoramento dos SGIs dos seus prestadores de serviços. Conclui-se que a principal contribuição deste trabalho é a verificação de que requisitos contratuais são importantes e influenciam na implementação e desenvolvimento do sistema de gestão das empresas contratadas, podendo ser um instrumento de alavancagem de uma área específica, que poderá ser incorporado por todo uma cadeia produtiva. 
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