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ZANIN, Nauíra Zanardo et al. Projeto sustentável para a escola municipal de ensino fundamental Frei Pacífico. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3925-3934.
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Resumo

Proposta: O projeto para a Escola Municipal Frei Pacífico surge da demanda da comunidade do Distrito de Itapuã, Viamão, por uma nova sede para sua escola, frente à carência de um espaço físico adequado. Aprovado pelo Orçamento Participativo, o NORIE foi convidado a participar do processo de projeto da nova escola, segundo princípios de sustentabilidade. O projeto incorpora diversas tecnologias e materiais de baixo impacto ambiental, identificando a escola com área de preservação ambiental adjacente, promovendo resgates culturais que re-envolvem a comunidade com suas tradições e comunica a importância da preservação do ambiente natural. Método de pesquisa/Abordagens: Desenvolvimento de projeto atendendo, de maneira mais sustentável, às demandas da comunidade escolar. Resultados: O projeto venceu o desafio de incluir tecnologias mais sustentáveis, participação social e resgate sócio-cultural, com um orçamento menor que o das escolas convencionais do município. Isto foi possível com o uso técnicas e materiais locais de baixo impacto ambiental, contando com a participação da comunidade na concepção da obra. Contribuições/Originalidade: A inserção de princípios de sustentabilidade foi contemplada nas fases de projeto e construção. Recomendações sobre o seu uso foram repassadas aos futuros usuários, para a operação da escola. 

Abstract

Propose: The building design for the Frei Pacífico Public School responds to urgent needs from the district of Itapuã, municipality of Viamão, for a new school. Approved by the community´s Participatory Budget, the process of the new school design was based on sustainability principles. The design strategies incorporates several “more sustainable” technologies and seeking minimizing environmental impact materials, in harmony with the environmentally preserved area nearby, and promoting the valuation of the cultural local values which re-engages the community with its traditions and conveys the importance of natural environmental preservation. Methods: The project was developed to fulfill the needs of the school community in a more sustainable way. Findings: The design faced the challenge of putting together environmental technology, social participation and socio-cultural values with a lower budget compared to the conventional public schools of the city. This was possible using local “soft” techniques and materials of low environmental impact and encouraging the participation of the local community in the construction. Originality/ value: The insertion of more sustainable principles was contemplated in the phases of design and construction. Recomendations for its future use were included for subsequent operation of the school.
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