Mais informações

LOUREIRO, Claudia; AMORIM, Luiz Manuel do Eirado. A moradia dos sonhos: onde e como morar. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2002, Foz do Iguaçu. Anais... Foz Do IguaÇu, 2002. p. 819-828.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 8
Índice h: 1  
Co-autores: 11

Resumo

abriga todos os sonhos de ter um lugar: ‘a casa do homem é o seu castelo’. Assim sendo, atua como abase espacial que media, reflete e constrói a identidade social de seus ocupantes. É a partir deste papelque estratégias de venda são montadas pelos empreendedores imobiliários, vinculando a compra doimóvel à realização do sonho. Este artigo discute estas estratégias com base em estudo que vem sendodesenvolvido pelo Laboratório de Projeto/ Rede de Estudos Configuracionais do Espaço – REDE, doPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco,que tem por objetivo entender o processo de formulação de programas arquitetônicos de unidadeshabitacionais. O estudo analisa os modelos de morar utilizados pelos empreendedores para vender o“sonho do morar”, veiculados através das peças promocionais, onde certos atributos da vida modernasão associados às características arquitetônicas dos empreendimentos imobiliários. A premissa básicado estudo é a de que através dos atributos anunciados, expectativas em torno do morar são criadas erecriadas, o que vem, por sua vez, alimentar a formulação de programas arquitetônicos, bem comoconstituir uma certa cultura do morar.
-