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MENDONÇA, Ana Domitila de Almeida et al. A gestão do processo de projeto da gerência de planejamento e projeto da Universidade Federal de Goiás. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Co-autores: 1

Resumo

O desempenho adequado da gestão de projeto influência positivamente na etapa de execução da obras, reduzindo desperdícios e problemas. O artigo apresenta uma pesquisa realizada n o Centro de Gestão do Espaço Físico (CEGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como foco principal a Gerência de Planejamento e Projetos (GPP). Na GPP foram analisados os processos das diversas etapas de projetação, compatibilização, visita à obra e subsídios de retro alimentação do sistema, além de caracterizar o seu corpo técnico, sua infra -estrutura e estrutura organizacional. O objetivo foi levantar pontos positivos e negativos, assim como propor melhorias no seu sistema de gestão. Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas semi -estruturadas à GPP e análise de dados documentais. Ressalta-se o atual momento que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão vivenciando com o aporte significativo de recursos federais provenientes dos programas do Ministério da Educação (MEC), que visam o aumento do número de alunos na graduação, refletindo diretamente na ampliação do espaço físico das universidades. A UFG terá sua área física ampliada em 55.000 m² (25% da sua área atual). Diante desse panorama, a gestão de projetos teve dificuldades em adequar-se ao aumento da demanda, sendo necessário optar pela terceirização de parte dos projetos. Os principais pontos positivos identificados na gestão de projetos foram: a integração entr e a gerência, os funcionários e os profissionais terceirizados; a participação da gerência em todas as fases de desenvolvimento dos projetos e a presença de equipamentos, softwares e espaço físico adequados ao corpo técnico. Já os pontos negativos centrais estavam relacionados à falta de ferramentas de controle e de procedimentos para a padronização de execução de atividades. Dentre as melhorias sugeridas, destaca-se a adoção de um checklist para a padronização dos projetos, cujo modelo foi proposto pelas autoras.
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