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ARROTÉIA, Aline Valverde; DO AMARAL, Tatiana Gondim; MELHADO, Silvio Burrattino. Gestão de projetos e sua interface com o canteiro de obras sob a ótica da Preparação da Execução de Obras (PEO). Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 4, p. 183-200, out./dez. 2014.
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Resumo

Nos últimos 20 anos, o setor da construção civil no Brasil evoluiu significativamente em resposta ao crescimento da competitividade no mercado. Entretanto, nesse processo de evolução ainda têm sido encontradas barreiras culturais e organizacionais, e, sobretudo, dificuldades nos esforços voltados à qualidade nos canteiros de obras. Aliada a este quadro, a falta de integração entre as atividades de projetar e construir provoca uma série de desperdícios, patologias, retrabalhos e alterações improvisadas decorrentes de projetos não compatibilizados, ora por ausência de detalhes nos projetos, ora por decisões tomadas por pessoas não capacitadas em momentos inadequados. O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a implementação do método da preparação da execução de obras (PEO) a fim de melhorar a qualidade na interface projeto-execução de obras. O método de pesquisa adotado para o desenvolvimento deste trabalho é classificado como qualitativo e foi realizada por meio de pesquisa-ação. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa comprovaram a eficácia do método da PEO e a sua viabilidade na melhoria da gestão da interface projeto-execução de obras, em empresas de incorporação e construção de edifícios.

Abstract

During the past twenty years, the construction industry in Brazil has evolved significantly in response to the market’s growing competitiveness. However, in this evolution, there have been several cultural and organizational barriers, and difficulties in the effort to improve quality in construction sites. Besides, the lack of integration between design andconstruction processesresults in waste, pathologies, rework and improvised changes originated fromclashes indesign, either due to lack of design detailing or to decisions being taken by unskilled staff at inappropriate moments. The aim of this study is to discuss the implementation of the Building Pre-Construction Management (PCM) method, in order to improve the management of the design process in its interface with the construction site. The research method adoptedin this study can be classified as qualitative and it was conducted through action-research. The results indicated that the effectiveness and feasibility of using PCM to improve the management of the design-construction interface, in real estate and building companies.
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