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PEREIRA, Eliane Alves; DO AMARAL, Tatiana Gondim; DIAS, João Fernando. Gestão da qualidade e sistemas de certificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

Proposta: O número de empresas da indústria da construção civil, que tentam implantar um sistema de gestão baseado nos requisitos da norma ISO 9001 tem aumentado. Entretanto, faltam evidências de que estas têm conseguido efetivamente melhorar seus processos e reduzir os problemas relacionados à qualidade do produto, principalmente em obras habitacionais de interesse social. O presente trabalho faz uma análise da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nos canteiros de obras das empresas construtoras que realizam este tipo de empreendimento. Método de pesquisa/Abordagens: Levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa com estudo de caso exploratório dividido em duas etapas. A primeira foi o estudo exploratório do processo de gestão realizado no canteiro de obra de uma empresa construtora, em que se analisou as dificuldades de gestão enfrentadas, resultando em um diagnóstico. Na segunda etapa complementou-se o diagnóstico, por meio de um questionário semiestruturado. Resultados: Como resultados apresentam-se os principais aspectos que motivaram as empresas a adotar um sistema de gestão, as vantagens e dificuldades envolvidas durante o processo de certificação, os benefícios da implementação dos sistemas de gestão da qualidade e as falhas/dificuldades de manutenção destes sistemas neste tipo de empreendimento. Contribuições/Originalidade: As contribuições desta pesquisa correspondem à apresentação de resultados com relação ao processo de implantação e manutenção do SGQ, nos canteiros de obras habitacionais de interesse social das empresas de construção civil certificadas. Palavras-chave: certificação; sistemas de gestão da qualidade; habitação de interesse social.

Abstract

Propose: The number of civil construction firms, who try to establish a management system based on the requirements of ISO 9001has increased. However, lacking evidence that they have achieved effectively improve their processes and reduce the problems related to product quality, especially in works of low-cost houves. This work is an examination of the implementation of the QMS in the beds of works of construction companies that carry out this kind of enterprise. Methods: Survey bibliographic and qualitative research with exploratory case study, which is divided into two stages. The first was the exploratory study of the management process undertaken in the of work for a construction company, which was conducted an initial review of the difficulties faced management, resulting in a diagnosis. The second step is complemented the diagnosis, using a semi-structured questionnaire. Findings: As results have been the main aspects that led businesses to adopt a management system, the advantages and difficulties involved in the certification process, the benefits of the implementation of quality management systems and the failures / difficulties of maintaining these systems in type of business. Originality/value: The contributions of this research correspond to the presentation of results with qualitative relation to the process of deployment and maintenance of the QMS, in the beds of works low-income housing businesses of construction certified. Keywords: certification; quality management systems, low-cost houses. 1
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