Mais informações

KEHL, Caroline et al. Percepção de clientes finais sobre atributos de desenvolvimento sustentável para habitações. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 8
Índice h: 1  
Co-autores: 20

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Proposta: É crescente a demanda por produtos do mercado verde em todos os setores da indústria. Na Construção Civil, no entanto, não são conhecidos os atributos valorizados pelos clientes no produto edificação sustentável. O objetivo deste trabalho, portanto, é identificar os atributos de desenvolvimento sustentável valorizados por clientes finais em empreendimentos habitacionais. Método de pesquisa/Abordagens: O método de pesquisa empregado consistiu em um levantamento (survey) aplicado aos moradores de empreendimentos habitacionais de uma empresa construtora/ incorporadora. Esses empreendimentos não possuem tais atributos. Resultados: Os resultados indicam, de uma forma geral, uma percepção positiva em relação aos atributos. Entretanto, percebe-se uma barreira na aceitação de alguns deles, conseqüência da falta de disseminação de alguns conceitos. Contribuições/Originalidade: Exploração sobre a opinião dos clientes a respeito de características peculiares a construções mais sustentáveis. Palavras-chave: percepção; atributos; sustentabilidade; habitação; levantamento.

Abstract

Propose: The demand for green market products is increasing in all industries. In the sector of Civil Construction the attributes of sustainable buildings that represent value to the clients are however unknown. The objective of this work is to identify the attributes of sustainable development for housing that are valued by the final clients. Methods: The research method used consists in a survey applied to the dwellers of a construction company’ housing developments. These developments don’t have such attributes. Findings: The results indicate positive perception in relation to the attributes. However, there’s a barrier in the acceptance of some attributes, consequence of the lack of some concepts dissemination. Originality/value: Exploration about customers’ opinion concerning some more sustainable constructions’ specific characteristics. Keywords: perception; attributes; sustainability; housing; survey 1
-