Mais informações

LIMA, José Dantas de; FLORES NETO, Josué Peixoto; PEREIRA, Edilberto Fernandes. Serviços de varrição manual, método e planejamento : estudo de caso, turma de Jaguaribe. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20., 1999, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho surgiu a partir da necessidade de se desenvolver um planejamento adequado de varrição manual, especificamente como estudo de caso, para o bairro de Jaguaribe na cidade de João Pessoa- PB, pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana- EMLUR. A EMLUR procurou desenvolver um planejamento simples e funcional, condizente com a realidade do município de João Pessoa, devido a forma empírica com que estes serviços vinham sendo realizado, na maioria dos casos com deficiências técnicas e operacionais observadas no decorrer dos anos. Objetivando otimizar o rendimento operacional das diversas "turmas estacionárias" de varrição manual existentes nesta Autarquia e estabelecer o redimensionamento destas turmas, a partir da implantação de um sistema operacional eficiente e com condições satisfatórias de controle para estes serviços. Este procedimento contemplou: a configuração dos itinerários de varrição e respectivas freqüências, dimensionamento das equipes, equipamentos e materiais utilizados, coleta dos resíduos sólidos produzidos, implantação e avaliação dos serviços em campo. Esta metodologia apresentou a possibilidade de controle da qualidade e do redimensionamento dos serviços ora executados.
-