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Heineck, L.; Brandstetter, M. Proposta metodológica para o marketing imobiliário - investigação do comportamento do consumidor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Resumo

 O trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição metodológica ao estudo do marketing voltado ao mercado imobiliário. Busca-se caracterizar a carreira habitacional, considerando não apenas o enfoque habitual em aspectos técnico-construtivos, mas também aspectos do comportamento da demanda sob a análise dos processos de satisfação, escolha e mobilidade residenciais. O método de pesquisa proposto é o estudo de caso múltiplo, com a descrição de três casos estudados. Uma visão geral do protocolo do estudo de caso múltiplo é apresentada, com a descrição das fontes dos dados, atividades envolvidas e procedimentos adotados para escolha e análise dos dados. Entre os fatores investigados podem ser citados: o perfil sócio-econômico familiar, a carreira habitacional e análise dos processos de compra do imóvel e uso da moradia. O segmento de enfoque do trabalho é constituído pelas classes medianas de renda. O trabalho conclui salientando a aplicabilidade da metodologia quanto ao objetivo de investigação do comportamento do consumidor e da caracterização da carreira habitacional. Esta é a contribuição do trabalho a outras metodologias já largamente difundidas como a Avaliação Pós-Ocupação. A metodologia aqui apresentada desenvolve a investigação não somente da satisfação do usuário, mas todo o comportamento residencial do indivíduo ao longo da vida.

Abstract

 This study aims to offer a methodological contribution to POE – Post Occupancy Evaluation by studying the consumer behavior and the concept of a housing career. In Brazilian researches the prior objective is frequently associated to technical factors of the built environment and not the reasons of residential mobility. This paper presents the development of a methodology which combines the examination of housing attributes and behavioral attitudes about residential satisfaction and mobility. Presenting three housing careers, the work shows how the progression of households through the stock is influenced by the circumstances that prompt moves, economic resources and stage in the family life cycle. The concept of housing career provides a useful way of integrating the processes of residential choice, mobility and satisfaction.
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