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DEPEXE, M. D. et al. Aprendizado da técnica de programação da linha de balanço por meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2209-2218.
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Co-autores: 3

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Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 4

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Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 6

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Índice h: 1  
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Resumo

Proposta: Simulações e jogos didáticos têm sido utilizados com o objetivo de facilitar a aquisição de conhecimento em sala de aula e incentivar a participação ativa dos alunos, de modo a melhorar a eficiência do aprendizado. Método de pesquisa/Abordagens: O presente trabalho utiliza jogos em equipe para a execução de um conjunto de 16 casas. Primeiramente, elaborou-se a programação da montagem segundo a técnica da linha de balanço. Para isso, determinou-se o tempo médio gasto para a montagem de cada peça e calculou-se o tempo para cada serviço da construção, por meio de medições experimentais. Em seguida, executou-se a montagem destas casas conforme a programação elaborada. Resultados: Como resultado, é importante salientar o aprendizado obtido com este tipo de jogo, pois fica evidenciada a importância de um planejamento prévio das atividades e das possibilidades de atuação do gerente da obra com base no plano gerado. Contribuições/Originalidade: Observa-se que o método de ensino por meio de simulações e jogos em equipe facilita a compreensão dos conceitos apresentados. 

Abstract

Propose: Simulations and didactic games have been used with the objective to facilitate the knowledge acquisition in classroom and stimulate the active participation of the students, in order to improve the learning efficiency. Methods: The present paper uses team games for the execution of a group of 16 houses. Firstly, the assembly schedule was elaborated with the line of balance technique. For this, was determined the mean time spend to assembly each peace and was calculated the time for each stage of the construction, by means of the experimental measurements. In sequence, this houses was assembled conform the elaborated schedule. Findings: As results, is important to stand out the obtained learning with this type of game, because it becomes evident the importance of an activity lookahead planning and of the possibilities of a site manager performing based on the generated plan. Originality/value: It is observed that the method of education by means of simulation and games in team facilitates the understanding of the presented concepts. 
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