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Costa, Dayana et al. Desenvolvimento de um sistema de indicadores para benchmarking na construção civil: utilizando uma abordagem de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais...  Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Citações: 45
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Co-autores: 102

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Resumo

 No Brasil, as transformações no setor da construção devido à implementação de programas de qualidade têm sido renovadas através da promoção por parte do governo do Programa de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). Visando atender aos requisitos estabelecidos por esse programa, as empresas de construção estão dando maior atenção e provendo maiores investimentos em sistema de medição de desempenho, especialmente para comparação de algumas medidas entre empresas. Baseado nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar uma iniciativa em andamento que visa a desenvolver e implementar um sistema de indicadores para benchmarking na indústria da construção brasileira, visando à aprendizagem organizacional e criação de conhecimento. O sistema foi desenvolvido através de reuniões, envolvendo esforços de pesquisadores e representantes de 18 empresas de construção do Estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados estão relacionados à concepção do sistema de indicadores para benchmarking, os impactos da abordagem de aprendizagem durante o seu processo de desenvolvimento, bem como os resultados preliminares relativos aos valores de referência dos indicadores e melhores práticas identificadas.

Abstract

 In Brazil, the Federal Government is leading a nation-wide quality and productivity improvement program, named Brazilian Program for Quality and Productivity in the Habitat (PBQP-H). One of the aims of this Program is to encourage companies to improve their performance by developing and implementing quality management systems. This has encouraged many companies to develop and implement their own performance measurement systems and also to carry out benchmarking initiatives. Based on this context, The aim of this paper is to present an on-going initiative that aims to design and implement a performance measurement system for benchmarking in the Brazilian construction industry using a learning approach. The system was developed in a set of meetings, involving a joint effort of the research team and representatives of 18 construction companies from the State of Rio Grande do Sul-Brazil. Three initial findings of this research project are discussed in this paper: (a) the sets of measures that were selected for the benchmarking initiative; (b) the learning approach that has been adopted in the study; and (c) the use of benchmarks and best practices by some companies for creating knowledge.
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