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Miron, Luciana; Formoso, Carlos; Chaves, Fernanda. Oportunidades para o gerenciamento dos requisitos do cliente no programa integrado entrada da cidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais...  Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Resumo

 Recentemente, programas habitacionais integrados têm sido introduzidos no país, como oposição aos projetos tradicionais caracterizados por intervenções pontuais e dispersas. Nesses programas, os projetos tendem a envolver um grande número de profissionais de diversas instituições além de representantes das comunidades a serem atendidas. A fim de gerar maior valor para os principais clientes sem aumentar os custos é necessário melhorar a forma pela qual os requisitos desses clientes são gerenciados. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento de tais programas a fim de identificar as principais barreiras e oportunidades para a gestão desses requisitos. Um estudo de caso foi desenvolvido tendo como objeto o Programa Integrado Entrada da Cidade, o qual começou em 2002 em Porto Alegre. Quando totalmente concluído este programa irá beneficiar 3.775 famílias originalmente ocupantes de vilas irregulares. Este programa envolve cinco diferentes tipos de projetos: infraestrutura viária, recuperação ambiental, habitação trabalho social e planejamento. A investigação foi baseada nas análises dos projetos, de documentos legais, de visitas às vilas irregulares e novos loteamentos bem como através de entrevistas semiestruturadas conduzidas com profissionais envolvidos na concepção, projeto, execução, trabalho social, planejamento e financiamento.

Abstract

 In recent years, integrated housing provision programs have been introduced in the country, designed to avoid specific, isolated and disperse interventions. In these programs, the housing projects tend to involve a large number of professionals of various institutions besides the representatives of the communities to be attended. In order to generate greater value for the main clients without raising costs it is necessary to improve the way in which the client requirements are managed. In this context, the present research aims to comprehend the development process of these programs in order to identify barriers and opportunities for the management of these requirements. A case study was developed aiming at the City Entrance Integrated Program, which started in Porto Alegre in 2002. When totally concluded, the Program will benefit 3,775 families, who live precariously in 22 different informal settlements. This Program involves five different types of projects: road infrastructure, environmental recovery, housing, social work and planning. The investigation was based on the analyses of the designs, legal documents, visits to the informal settlements and to the new allotments as well as through semi-structured interviews carried out with the conception, design, production, social work, planning and financing professionals.
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