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MOTTA, Vera; SALGADO, Mônica. Implantação de programa de qualidade em escritório técnico de instituição pública: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Resumo

 As Instituições Públicas, que têm enfrentado a escassez de recursos, buscam a excelência tendo como fator motivador oferecer à sociedade serviços de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento auto-sustentado do país. Neste contexto, o setor técnico precisa cumprir a sua parte na consecução dos objetivos da organização pública a qual pertence, trabalhando de forma a proporcionar edificações de qualidade. Considerando-se que a obra pública além do aspecto técnico envolve fatores políticos e administrativos, a busca da excelência não passa só pela implementação da gestão da qualidade no processo de projeto e execução. Necessita-se de uma mudança geral de mentalidade, rompendo-se com os modelos tradicionais e implantando-se uma nova cultura de gestão . O presente artigo, extraído da dissertação de mestrado defendida e aprovada pelo PROARQ/FAU/UFRJ, analisa os resultados obtidos após pesquisa realizada na Gerência de Projetos e Obras da UFF, a qual revelou que os aspectos humanos exercem grande influência na implantação dos sistemas de gestão, necessários à garantia da qualidade do trabalho realizado. Dessa forma, este trabalho apresenta algumas diretrizes a serem adotadas pelo serviço público com vistas à implantação de um Programa de Qualidade naquele setor.

Abstract

 The Public Institutions, that have faced the scarcity of resources, seek the excellency having as a motivator factor to offer to the society quality services, contributing for the country’s auto-supported development. In this context, the technician sector must fulfill its part in the achievement of the public organization’s objectives, working to provide quality constructions. Considering itself that the public work beyond the technician aspect involves administrative and political factors, the search for excellency does not only pass by the implementation of the quality’s management in the project process and execution. It is needed a general change of mentality, breaching with the traditional models and implanting a new culture of management. The present article, extracted from the Master of Science research at Architectural Post-Graduation Course, defended and approved by PROARQ/FAU/UFRJ, analyzes the results gotten after research carried through in the UFF’s Projects and Workmanships’s Management , which disclosed that the human aspects exert great influence in the implantation of the management systems, necessary to the work’s quality’s guarantee. Therefore, this work presents some direction’s lines to be adopted by the public service in order to have a Quality’s Program implantation in that sector.
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