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FERNANDES, Gilson Battiston. Cisalhamento em vigas de concreto de alta resistência. In: SIMPÓSIO ENGENHEIRO EPAMINONDAS MELO DO AMARAL FILHO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO, 1998, São Paulo. Anais… São Paulo: IBRACON, 1998. p.58-96.
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Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

A analogia da treliça clássica de Mörsch foi por muitos anos adotada para o dimensionamento da armadura para cisalhamento, admitindo que a totalidade da força cortante fosse resistida pelos elementos da alma: armadura e diagonais de concreto. As investigações experimentais realizadas nas últimas décadas, com vigas de concreto usual, mostraram que, em geral, a teoria clássica conduz a uma armadura transversal superior à necessária, errando assim, a favor da segurança. As propostas para correção ou generalização do modelo clássico de treliça, que possibilitam a obtenção de armaduras transversais econômicas constituem o Método Padrão e a Analogia de Treliça com Diagonais de Inclinação Variável adotadas pelo Código Modelo CEB-FIP e pelo EUROCODE. As normas brasileiras atualmente em vigor adotam apenas a primeira alternativa. Essas propostas introduzem o conceito de grau de armação ao cisalhamento, que é um indicador que representa a relação entre a quantidade de armadura para cisalhamento existente e aquela necessária de acordo com a analogia da treliça clássica. Quando um grau de armação menor que a unidade é adotado, algumas modificações ocorrem no comportamento da treliça que afetam a inclinação das diagonais de concreto, os esforços nos elementos que formam a treliça e a força na ancoragem do banzo tracionado nos apoios de extremidade. Os modelos Bielas e Tirantes são vistos como uma generalização do modelo de treliça para cobrir todas as partes das estruturas, inclusive aquelas dotadas de descontinuidades. Quando aplicado às partes das vigas em que não há descontinuidades o modelo biela e tirante se confunde com a treliça com diagonais de inclinação variável. A apresentação aborda o cisalhamento em vigas de concreto de alta resistência e discute resultados de investigações experimentais realizadas na Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP.
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