Mais informações

FOSSATI, Michele; ROMAN, Humberto Ramos. Avaliação de uma metodologia para implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas de projetos para a construção civil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 45-58, abr./jun. 2006.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 24
Índice h: 2  
Co-autores: 42

Resumo

Apesar de as primeiras certificações de sistemas da qualidade emempresas de construção civil no Brasil terem iniciado em 1997,somente em 1999 as primeiras organizações de projeto começaram aimplementar sistemas de gestão da qualidade. Atualmente, é crescenteo número de empresas desse setor que vêem na implantação de sistemas de gestãoda qualidade uma alternativa para a melhoria dos produtos e serviços oferecidos.Este trabalho apresenta uma avaliação de uma metodologia para a implementaçãode sistemas de gestão da qualidade em micro e pequenas empresas de projetos deedifícios. Esta metodologia foi desenvolvida conjuntamente pelo Serviço de Apoioàs Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina (SEBRAE/SC) eUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A eficácia da metodologia foiavaliada ao longo do processo de aplicação da mesma em um grupo de empresasde projeto de Florianópolis, SC. A partir da análise crítica desta metodologia, sãoapresentadas sugestões para o seu aperfeiçoamento, destacando-se a reestruturaçãodo checklist; a realização de treinamento com os funcionários; o aumento daatuação do consultor júnior; a determinação de metas mensais de elaboração dadocumentação; e a inclusão de um encontro entre as empresas em uma faseintermediária do processo de implantação. Ao final, um novo cronograma para condução das atividades é proposto.

Abstract

Although quality system certification of construction companies in Brazil started in1997, only in 1999 the first design organisations started to implement qualitymanagement systems. Nowadays, there is an increasing number of designcompanies that see the implementation of quality management systems as anopportunity for improving their products and services. This article describes amethodology for implementation of quality management systems in micro andsmall construction design companies. The methodology was jointly developed bySEBRAE/SC and UFSC. The effectiveness of the methodology was assessed duringits application to a group of design offices from Florianópolis-SC. Based on acritical analysis of the proposed methodology, some suggestions are made for itsimprovement, including a revision of the checklist restructure; employees training;increasing the involvement of junior consultants; establishment of monthly goalsfor producing documentation; and the inclusion of a meeting with the companiesat an intermediate stage of process implantation. Finally, a new schedule forcarrying out the activities is proposed.
-