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PACHECO, João et al. Experimento didático utilizado para compreensão de ventilação natural por efeito chaminé. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais...  Maceió: ANTAC, 2014. p. 1-10.
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Resumo

 A adoção de estratégias bioclimáticas no processo de projeto, visando melhorias no desempenho térmico das edificações, está diretamente ligada à compreensão, por parte dos projetistas, dos fenômenos físicos aos quais a edificação estará sujeita após construída. A pesquisa de Cartana (2006), mostra que os projetistas apresentam dificuldades para lidar com alguns fenômenos físicos envolvidos no desempenho das edificações, principalmente os que são mais difíceis para ser exemplificados visualmente, como por exemplo, trocas térmicas e propriedades térmicas dos elementos construtivos. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um experimento realizado na disciplina de Conforto Térmico, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), e seus resultados referentes à sua contribuição no aprendizado dos alunos. O estudo refere-se à experimentação prática baseada naexperiência didática de professores da área de Conforto Ambiental. O método utilizado consiste na apresentação de experimento prático sobre ventilação por efeito chaminé e aplicação de questionário visando analisar o aprendizado dos alunos quando fenômenos físicos são apresentados por meio de experimentos. O experimento foi apresentado no segundo semestre de 2013, com 60 alunos de duas turmas distintas, que participaram da pesquisa respondendo a um questionário com 3 perguntas. Os resultados deste estudo demonstram que, uma vez que os fenômenos físicos passam a ser visualmente compreensíveis através do experimento, maior é a compreensão e interesse nesta estratégia bioclimática por parte dos alunos. Como principais resultados da aplicação do questionário, 83,33% confirmaram que o experimento realizado em sala foi muito esclarecedor para a compreensão do fenômenos de ventilação por efeito chaminé, e 91,67% comprovaram ser de máxima importância a apresentação do experimento para o aprendizado. Esta aceitação pôde ser comprovada através de uma pesquisa de opinião realizada com os mesmos, onde recomenda-se a apresentação de conceitos físicos através de experimentos que tornem visíveis os efeitos das trocas térmicas em uma edificação.

Abstract

 The use of bioclimatic strategies in the design process, in order to improve the buildings thermal performance, is directly linked to designers understanding of the physical phenomena that the building will be exposed after constructed. The research Cartana (2006), shows that the designers have difficulties to deal with some physical phenomena involved in the buildings performance, especially those that are more difficult to be visually exemplified, for example, heat exchange and thermal properties of building components. This work aims to present an experiment developed in the Thermal Comfort discipline in the Architecture and Urbanism course at University from Vale do Itajaí (UNIVALI), and its results related to the contribution to student learning. The study refers to the practical experimentation based on teaching experience in the Environmental Comfort area. The used method consist in a presentation of a practical experiment of stack effect ventilation and a questionnaire application in order to evaluate the student comprehension and learning when physical phenomena are shown by experiments. The experiment was presented in the second semester of 2013 to 60 under graduate students of two different classes, they took part in the survey by answering a 3 questions questionnaire. The study results demonstrates that, since the physical phenomena becomes visually comprehensible through the experiment, the greater is the student’s understanding and interest in this bioclimatic strategy. As the main results of the questionnaire application, 83.33% confirmed that the experiment presented in the classroom was very enlightening for understanding the phenomena of stack effect ventilation, and 91.67% proved that the experiment presentation had an utmost importance for learning. This acceptance could be confirmed by the survey applied to the students, where consequently is recommended the presentation of physical concepts through experiments that make visible the effects of thermal exchanges in buildings.
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