Mais informações

SILVA, Ricardo; CÁCERES, Jezreel; Palomares, Rodrigo. Avaliação pós-ocupação, com ênfase na funcionalidade dos edifícios de salas de aulas teóricas – ATS, no campus de São Carlos da UFSCAR. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais...  Maceió: ANTAC, 2014. p. 1-9.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi aplicar a APO – Avaliação Pós Ocupação, na variável funcionalidade, em três (3) edifícios de aulas teóricas, ATs – tipos, da Universidade Federal de São Carlos, buscando identificar os aspectos positivos e os negativos das diferentes soluções adotadas e assim constituir parâmetros para os novos projetos de ATs. O método utilizado contou, além da revisão da literatura técnica-científica, compilação e sistematização das técnicas aplicáveis ao projeto; estruturação e elaboração dos instrumentos de pesquisa; aplicação de questionários múltipla escolha para os alunos usuários de cada edifício; aplicação de entrevista estruturada com os professores e bedéis de cada edifício; visitas técnicas documentadas e a tabulação dos resultados. A pesquisa pode ser classificada como estudo de caso, com caráter exploratório. Em síntese, os resultados apontaram para uma evolução positiva entre os projetos, realizados em épocas subsequentes, em especial no que se refere ao conforto higrotérmico, iluminação natural e à concepção estrutural. Em todos a avaliação quanto à localização foi satisfatória. Por outro lado foram apontados aspectos a serem aprimorados em particular quanto à segurança, disposição de sanitários, acessibilidade, mobiliário e disposição dos elementos do sistema elétrico e de iluminação (nas salas de aula). Os resultados da pesquisa serão disponibilizados para os setores responsáveis pelos projetos e fiscalização de obras, visando a sua utilização tanto em projetos futuros como em projetos de reformas e melhorias desses edifícios.

Abstract

 The aim of this work was to apply the Post Occupancy Evaluation (POE) in variable functionality to three (3) buildings for the purpose of theoretical classes at the Federal University of São Carlos, Brazil (UFSCar). The objective was to identify positive and negative aspects of different adopted solutions and, therefore, set parameters for new projects in the theoretical classes. The method consisted of: a technoscientific literature review compiling and systematizing applicable techniques for the project; structuring and developing research instruments; conducting multiple choice questionnaires with students who use each building; carrying out a structured interview with lecturers and inspectors from each building; technical visits registered in the buildings and a table of the results was made. The research can be classified as a case study having an exploratory nature. To sum up, the results showed positive progress in the projects, which were carried out in subsequent periods, especially concerning hygrothermal comfort, natural light and structural conception. In all of them, the evaluation and location were satisfactory. On the other hand, some aspects need to be improved such as security, layout of the bathrooms, accessibility, electrical system layout and lighting in the classrooms. The results of the research will be available for the sectors responsible for projects and construction, aiming to help future projects concerning renovation and improving these buildings.
-