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PAES, Daniel; ARANTES, Eduardo. Ambiente de imersão como ferramenta de auxílio à percepção do espaço virtual. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais...  Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
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Resumo

 Este artigo tem o objetivo de apresentar a pesquisa de mestrado em desenvolvimento referente à avaliação da capacidade de um Ambiente de Imersão em oferecer melhor percepção sobre um ambiente virtual, sabendo-se que este fator contribui para o desenvolvimento de soluções mais integradas no processo de projeto. O método adotado define-se como qualitativo e exploratório e procura comparar o nível de percepção sobre o ambiente entre duas situações: utilizando-se Realidade Virtual não Imersiva (RVnI) e Realidade Virtual Imersiva (RVI). A tecnologia utilizada na pesquisa para o caso do ambiente de Realidade Virtual não Imersiva é constituída de uma estação de trabalho convencional. Para o caso do ambiente de Realidade Virtual Imersiva foi utilizado o Ambiente de Imersão da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado AIVITS. O procedimento de coleta de dados se baseou na submissão de Questionários de Verificação de Percepção. Espera-se que a partir da comparação entre as respostas coletadas, seja possível identificar as diferenças de percepção entre os modelos virtuais e suas relações com os diferentes perfis de participantes. Defende-se a hipótese de que o Ambiente de Imersão favorece uma melhor percepção do ambiente virtual em relação ao ambiente não imersivo, ainda que exista uma variação desse nível de percepção em função do perfil do usuário. Este artigo apresenta resultados parciais da comparação entre os níveis de percepção oferecidospor cada uma das tecnologias e conclui que o Ambiente de Imersão oferece melhor percepção do ambiente virtual.

Abstract

 The purpose of this paper is to present the ongoing master degree research related to the verification of the capacity of an Immersive Environment to provide better perception of a virtual environment, knowing that this factor contributes to the development of more integrated solutions in the design process. The used method is defined as qualitative and exploratory. It compares the level of perception of the environment between two situations: using non-Immersive Virtual Reality (nIVR) and Immersive Virtual Reality (IVR). The technology used for non-Immersive Virtual Reality consists of a conventionalworkstation. For Immersive Virtual Reality it was used the Immersive Environment of the School of Architecture and Design at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), named AIVITS. The procedure for data collection was based on the submission of Perception Verification Questionnaires. It is expected that from the comparison between the responses to the questionnaires, it will be possible to identify differences of perception between the virtual models and their relations with the different participants profiles. The defended hypothesis is that the Immersive Environment offers better perception of the virtual environment compared to the non-immersive environment, although there could be variations in this level of perception depending on the user profile. This paper presents partial results from the comparison between levels of perception offered by each technology and concludes that the Immersive Environment offers better perception of the virtual environment.
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