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NIEMEYER, M. L. et al. Roteiro para qualificação ambiental em instituição filantrópica: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

Na avaliação de desempenho dos ambientes construídos, a questão da sustentabilidade tornou-se um requisito a ser exigido pelas empresas preocupadas com a questão ambiental. As decisões de projeto assumem importância decisiva, uma vez que das definições do layout, escolha dos materiais e compatibilização das soluções depende o desempenho da edificação. Neste contexto, as disciplinas de conforto ambiental e ergonomia constituem os pilares de sustentação dessa discussão. Além da preocupação com a qualidade de vida no planeta, as empresas entendem a marca "sustentável" como importante estratégia de marketing junto aos seus clientes. Dentro dessa visão, esse trabalho apresenta os resultados obtidos por consultoria para escritório de instituição sem fins lucrativos, preocupada com as questões ambientais. O trabalho envolveu desde a análise das práticas do dia-a-dia até o registro de medidas físicas nos postos de trabalho e simulações para avaliação do desempenho da edificação. Os resultados obtidos permitiram o estabelecimento de um plano de ação - com estratégias de curto e médio prazo - que tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica e a melhoria da qualidade do espaço de trabalho, habilitando a empresa para a qualificação ambiental.

Abstract

In the evaluation of performance of built environments, the sustainability becomes a requirement to companies committed with the environmental question. The decisions related to projects are decisive, because the performance of the building depends on definitions related to layout, choice of materials and adjustment of solutions. In this context, the disciplines of environmental comfort and ergonomics are the bases that support this question. Besides issues as the quality of life in the planet, the companies understand the mark "sustainable" as a crucial strategy of marketing in the relationship with their clients. This paper starts of this point of view and presents the results obtained with the evaluation of the sustainability carried out in a non-profit institution committed with environmental questions. The work includes the analysis of everyday practices, the record of physical measures in the positions of work and simulations for evaluation of the performance of the building. The results were used in the development of a plan of action - including strategies of short and medium term - whose aim is the reduction of the consumption of electric energy and the improvement of quality in the space of work, qualifying the company for the environmental qualification.
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