Mais informações

Ruschel, Regina et al. Laboratório de acesso remoto no contexto de desempenho e avaliação pós-ocupação das edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1309 - 1317.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 1  
Co-autores: 15

Resumo

Proposta: Este artigo relata o desenvolvimento do experimento como um Laboratório de Acesso Remoto (LAR), e sua inserção numa Ação de Aprendizagem no contexto de ensino de conforto funcional abordando-se os sete princípios do Desenho Universal (DU). Método de pesquisa/Abordagens: O experimento envolveu a visitação de um ambiente e o registro fotográfico de situações restritivas de acessibilidade. Esta visitação foi feita de forma remota por meio do controle pela internet de um robô que capturava imagens do local. A avaliação global do espaço foi gerada a partir do compartilhamento dessas informações e de uma discussão geral. Resultados: Desejava-se verificar: se (i) a infraesturua de LAR desenvolvida atendia às necessidades do experimento, (ii) se o controle remoto do robô impunha restrições na visitação e (iii) se os registros fotográficos dariam sustentação para um relatório de avaliação de desempenho de um espaço construído. Contribuições/Originalidade: Constatamos que mesmo com as limitações encontradas o experimento proposto em forma de LAR é viável. Notamos que a visitação feita por acesso remoto permite ao visitante um olhar diferenciado sobre o ambiente, o que requer uma certa abstração dos processos perceptuais, análogo ao que ocorre no ato de projetar.

Abstract

Propose: This article presents the development of an experiment in the form of a Remote Access Laboratory (RAL) in a Learning Action on Environmental Comfort approaching the seven principles of Universal Design. Methods: The experiment involved the visitation of a site (built environment) and the photographic documentation of restrictive accessibility. This visit was remotely performed by the control on the Internet of a robot that captured images of the site. The global evaluation of the built environment in study was obtained by the sharing of images among students and discussion. Findings: We wished to verify: (i) if the developed infrastructure of RAL attended the needs of the experiment, (ii) if the remote control robot imposed restriction to the visit and (iii) if the photographic registers would support evaluation of the site in study. Originality/value: It was observed that the proposed experiment in the form of RAL is viable even with the encountered limitations. The remotevisit allows a differentiated look upon the place in study, which requires certain amount of perception abstraction, analogous to what occurs in the design process.
-