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GOLÇALVES, Orestes Marraccini et al. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 35-48, jul./set. 2005.
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Resumo

A avaliação do potencial de conservação de água deve contemplar outro sindicadores que não somente a quantidade de água por agente consumidor em um determinado período (indicador de consumo),tendo em vista as particularidades de cada edificação. O presenteartigo apresenta a metodologia e os resultados preliminares de um estudo que vemsendo desenvolvido desde agosto de 2002 por uma equipe de pesquisadores de trêsuniversidades paulistas: Unicamp, UFSCar e Epusp, com a coordenação geraldesta última, tendo como objeto de estudo as edificações escolares públicaslocalizadas na cidade de Campinas, São Paulo. O referido projeto, com financiamento do CNPq, contempla o levantamento cadastral e de patologias de todos os equipamentos/aparelhos sanitários e o monitoramento remoto do consumo de água em uma amostra de escolas de ensino fundamental, envolvendo diferentes faixas etárias e períodos de permanência dos alunos nas escolas. São apresentados os critérios adotados para a seleção da amostra, a metodologia empregada para a coleta dos dados em campo e os resultados obtidos até setembro de 2004.

Abstract

The evaluation of the water conservation potential must consider other indicatorsbesides the consumption indicator and take into account the characteristics ofeach building. This paper presents a methodology and the preliminary results of astudy, which has as the main object of analysis public school buildings located inCampinas, São Paulo. It has been developed since August 2002 by a team ofresearchers from three universities from the State of São Paulo, UNICAMP,UFSCar e EPUSP, being led by the later. This project involves the collection ofdata related to pathologies in sanitary appliances and to water consumptionremote monitoring in a sample of elementary schools for students of different ageranges and different periods of stay in school. The sampling criteria and the datacollection procedures in the field studies, as well as the results that were obtainedby September 2004 are presented.
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