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Hippert, M.; Moreira, A. Gestão do conhecimento, gestão da qualidade e mão de obra de produção: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 11

Resumo

A construção civil passa por um momento importante de mudança de paradigmas de gestão. A gestão da qualidade e a certificação de sistemas se tornam cada vez mais necessárias. Entretanto, muitas empresas, sobretudo as de pequeno porte, encontram uma série de dificuldades para operacionalização destes Sistemas. Sua utilização implica no uso do conhecimento existente na empresa, muitas vezes não formalizado. Por outro lado, a adoção de sistemas de qualidade pelas empresas implica na necessidade de maior treinamento/capacitação de sua mão-de-obra. O SINDUSCON-JF se insere neste contexto e tem procurado apoiar iniciativas que visem contribuir para um maior aperfeiçoamento das empresas e da mão de obra local. Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição da gestão do conhecimento para a operacionalização de sistemas de gestão da qualidade, em empresas de edificações, tendo o foco na mão de obra de produção. Apresenta uma revisão bibliográfica seguida da análise de dados de duas pesquisas recentes realizadas na cidade de Juiz de Fora/MG. Na primeira, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais responsáveis pelos sistemas de qualidade das empresas e aplicação de questionários aos demais níveis gerenciais. Na segunda foram coletados dados junto ao setor de Recursos Humanos das empresas e à mão-de-obra de produção. Os resultados obtidos permitem sugerir algumas propostas de melhorias a serem adotadas pelas empresas associadas ao SINDUSCON-JF e/ou pelas empresas interessadas em promover uma melhor qualificação da sua mão de obra. Como exemplo pode ser citado um maior incentivo à geração de novas idéias, ao registro e reutilização do conhecimento, à troca de experiências, à ênfase no aprendizado, dentre outros.
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