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Papa, Renata; Souza, Roberta. Análise do desempenho térmico de uma edificação em termos da classificação junto ao RTQ-C: simulação computacional das salas de aula do 3º andar da escola de arquitetura da UFMG. n: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Resumo

 O Governo Brasileiro lançou em 2009 o RTQ-C Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Tal regulamento visa classificar o desempenho termo-energético da edificação levando em consideração sua envoltória, iluminação e sistema de ar condicionado. O regulamento prevê que para ambientes condicionados naturalmente, deve ser usada a simulação computacional para determinação das horas de conforto durante o período de ocupação. Este trabalho busca verificar, então, o desempenho térmico das salas de aula do 3º andar do prédio da Escola de Arquitetura da UFMG. Tal objeto de estudo está inserido em uma edificação modernista da década de 30, com características construtivas próprias, sendo a maior área de fachada orientada para leste-oeste. Para efeito de análise e simulação, foram considerados os materiais de construção, a orientação da implantação, as aberturas, o sistema de iluminação e a ocupação das salas de aula. De posse do resultado obtido, pôde-se analisar o desempenho da área estudada em termos de classificação do RTQ-C.
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