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LORDSLEEM JR., Alberto C. et al. Estratégia competitiva de empresas construtoras com certificação ISO 9000 e PBQP-H. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

A construção civil experimenta uma fase de mudanças, fortemente marcada pela expansão do setor imobiliário, no qual se observa o acirramento da competição e a busca por estratégias que favoreçam o posicionamento de destaque no mercado. Indistintamente, a estratégia competitiva adotada pelas empresas construtoras visa estabelecer uma posição lucrativa, sustentável e destacada contra as forças que determinam à concorrência. Nesse sentido, é fundamental o conhecimento do comportamento do mercado e as ações que contribuem para o atendimento da estratégia, sob pena de não conduzir aos resultados almejados. Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa realizada com 44 empresas de construção do estado de Pernambuco certificadas pela norma NBR ISO 9001:2000 e PBQP-H, a partir da qual foi possível verificar as estratégias empresariais predominantes, os pontos fortes e fracos de atuação e, também, os eventuais riscos/ameaças de mercado. A partir dos resultados obtidos pôde-se concluir que a maioria das empresas adota uma estratégia baseada na liderança por diferenciação. Outras importantes constatações estão associadas aos principais riscos inerentes da competição de mercado, tais como: a redução dos custos dos concorrentes, a comercialização de produtos semelhantes por preços inferiores por novas construtoras, à formação de cartéis e aumento excessivo de preços dos fornecedores e ao aumento da rotatividade da mão-de-obra.

Abstract

The civil construction has been through a phase of changes, strongly marked by the expansion of the real estate sector, which notes the growth of the competition and the search for strategies that promote the position of prominence in the market. Indistinctly, the competitive strategy adopted by the construction companies aims to establish a lucrative, sustainable and detached position against the forces that determine the competition. In this direction, it is basic the knowledge of the behavior of the market and what the actions that contributes for the attendance of the strategy, under penalty of not lead to the desired results. This paper presents the results of a research carried through with 44 construction companies of Pernambuco certified by NBR standard ISO 9001:2000 and PBQP-H, from which it was possible to verify the predominant business strategies, strengths and weaknesses and, also, eventual risks/threats of the market. From the results it could be concluded that the majority of the companies adopts a strategy based on the leadership by differentiation. Other important findings are related to the main risks of the market competition: the reduction of the costs of the competitors, the commercialization of similar products for inferior prices by the new constructors, the formation of cartels and excessive increase of prices of the suppliers and the increase in turnover of labor.
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