Mais informações

AMORIM, Cláudia Naves David et al. Projeto ambiental integrado: os desafios do ensino de arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 17
Índice h: 1  
Co-autores: 29

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Proposta: Em grande parte das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo (FAU), os currículos não apresentam uma interação adequada entre as disciplinas de projeto e os conhecimentos chamados de fundamentos. Isto ocorre muito claramente em relação às disciplinas de conforto ambiental, englobando a qualidade ambiental, a eficiência energética e a sustentabilidade. A concepção de projetos arquitetônicos, tanto de estudantes em final de curso, quanto de profissionais do mercado, em geral não demonstra aotimização do uso dos recursos naturais de insolação, luz natural, ventilação, condicionamento térmico e acústico, etc. Paradoxalmente, cada vez mais se tem consciência da complexidade e da necessidade da aplicação desses conhecimentos relacionadas à sustentabilidade e qualidade ambiental no projeto arquitetônico. Fica evidente, portanto, a necessidade de que sejam feitas mudanças metodológicas no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas de projeto e de conforto ambiental, para que os projetistas tenham maior compreensão das conseqüências do ponto de vista ambiental de suas decisões de projeto. Método de pesquisa/Abordagens: O presente artigo descreve uma experiência didática, em andamento, de criação e oferta da disciplina Projeto Ambiental Integrado, na FAU/UnB, juntamente com a disciplina de Projeto Arquitetônico - Edifícios em Altura. Resultados: A experiência tem evidenciado que uma disciplina que integre e aplique conhecimentos anteriormente adquiridos é bastante produtiva e eficaz. O aumento do interesse dos alunos com relação às questões ambientais a serem aplicadas nos projetos, e o conseqüente aumento da qualidade dos projetos apresentados pelos alunos em termos ambientais, representam ganhos significativos na formação de futuros arquitetos. Contribuições/Originalidade: Uso de metodologia de ensino através da integração e interação de disciplina de conforto ambiental com disciplina de projeto de arquitetura, contribuindo com a melhoria da relação entre teoria e prática no processo projetual arquitetônico. Palavras-chave: projeto arquitetônico, aspectos ambientais, interdisciplinaridade, integração.

Abstract

Propose: In the majority of the Architecture and Planning Schools, the fundamental and design disciplines haven’t got a suitable interaction. It is especially clear concerning to the environmental ones composed by the environmental quality, energy efficiency and sustainability. The conception of the architectural projects, either of final course students or of professionals, do not show their aim to achieve the optimum use of natural resources as solar energy, daylighting, ventilation and thermal and acoustic conditioning of buildings. However, nowadays it is growing up the consciousness of the complexity of this matter and of the need of its application on the architectural design. So, the need for changes on the teaching/learning methods are urgent for the future designer to be more secure about his decisions on the architectural projects and of the consequences on the environmental issues. Methods: This paper describes a didactic experience of a new going discipline Integrated Environmental Design in the Faculty of Architecture and Planning at the University of Brasília along with the discipline of High Building Design. Findings: It has been showed its efficacy as the interest of the students on the application, on their projects, of those knowledge had been increased as much as the environmental quality of their resulting projects. Therefore, significant gains for the future designers. Originality/value:. The use of a new teaching method which integrates the environmental and the design disciplines, resulting on a better relation between theory and practice in the architectural design. Keywords: architectural project, integrated environmental aspects, interdisciplinary studies.
-