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SCHMID, Aloísio Leoni et al. Modelagem do consumo de energia na cidade de Curitiba. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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ALOÍSIO LEONI SCHMID
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Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
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Resumo

O notável aumento da frota de automóveis na primeira década do século XXI torna o modelode mobilidade vigente nas cidades brasileiras alvo de questionamento quanto a sua eficiênciaenergética. Embora matrizes energéticas nacional e estaduais estejam disponíveis, énecessário disponibilizar tal instrumento na escala urbana para quantificar a energiadespendida pela mobilidade e mais: conhecer qual a sensibilidade desta fração de consumode energia a parâmetros como composição da frota, combustíveis, tecnologias, velocidademédia, número de usuários por veículo e outros. Objetivo deste trabalho é o de levantar umamatriz energética parcial para a cidade de Curitiba. Outro objetivo, a ser buscadofuturamente, é de explicar, através da implementação computacional de um modelo técnicocontábiltestado neste caso real, relações entre estrutura viária, frota, combustíveis,programação de viagem, densidade de usuários e política de trânsito. A estratégia depesquisa utilizada é a descritiva. Será apresentada uma matriz energética para a cidade deCuritiba, referente ao ano de 2010. Serão feitas considerações iniciais sobre a questão demobilidade urbana.

Abstract

The considerable increase in the automobile fleet in the first decade of the 21th century makesthe existing mobility model in Brazilian major cities the target of criticism regarding itsenergy efficiency. Although energy matrixes are available at the National and State levels, itis necessary to have such an instrument on the urban scale in order to quantify the energyexpenditure in mobility and provide data to sensitivity studies involving parameters like fleetcomposition, fuels, technology, average velocity, user quantity and other. The objective of thepresent work is to establish an initial version of a energy matrix for Curitiba city. Anotherobjective, to be pursued in the near future, is to explain, by means of a computational modelon the technical-contabile method validated on this real case, the relationships between streetstructure, fuels, travel schedule, user density and traffic policies. The research strategy ismainly descriptive. As a result, an energy matrix for Curitiba city will be presented, valid for2010. Initial considerations will be made on mobility as a broader issue.
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