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MATSUMOTO, Edson; LABAKI, Lucila Chebel. Simulação da camada limite atmosférica em túnel de vento utilizando tubos e conexões de PVC. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema para simulação da camada limiteatmosférica, utilizando tubos e conexões de PVC, para túneis de vento com seções de ensaioscurtas. A forma convencional de simulação da camada limite atmosférica, utilizandoobstáculos e blocos espalhados ao longo do piso do túnel de vento, requer um comprimentoque muitas vezes ultrapassa o disponível na seção de ensaios do túnel. Um painel utilizandoluvas de PVC foi construído e diferentes tipos de conexões encaixados. Este painel é fixadono início da seção de ensaios, perpendicular ao escoamento, ocupando toda a seçãotransversal, formando um sistema que desvia o fluxo de ar gerando os perfis de velocidade ede turbulência. Utilizando um sistema de anemômetro de fio quente (Multichannel da Dantec)foram medidas as velocidades e as intensidades de turbulência calculadas para cincoposições ao longo da largura da seção de ensaios do túnel de vento e em nove alturasdiferentes. Os perfis de velocidade e de turbulência obtidos possuem boa concordânciaquando comparados com dados da literatura.

Abstract

The objective of this work was develop a system for simulation of the atmospheric boundarylayer, using tubes and connections of PVC, for wind tunnels with sections of short essays. Theconventional form of simulation of the atmospheric boundary layer, using obstacles andblocks spread through the floor of the wind tunnel, requires a length that many times exceedsthe available in the test section of the tunnel. A panel using connections of PVC wasconstructed and different types of connections were embedded. This panel is fixed in thebeginning of the test section, perpendicular to the flow, occupying all the transversal section,forming a system that deviates the air flow generating the profiles of speed and turbulence.Using a system of hot wire anemometer (Dantec Multichannel) were measured the speeds andthe intensities of turbulence calculated for the five positions along the width of the test sectionof wind tunnel and in nine different height. The profiles of speed and turbulence obtainedhave good concordance when compared with the literature’s data.
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