Mais informações

MARINHO, Juliana Pinheiro; BARROS NETO, José de Paula. Propostas de melhorias no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais a partir da aplicação do conceito de arquitetura do produto. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 105-129, out./dez. 2015.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor recomendações para implementação do conceito de arquitetura do produto (AP) como proposta de melhoria no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. A pesquisa possui caráter exploratório e tem como estratégia de investigação o estudo de caso, foram realizados três estudos de caso, envolvendo três construtoras e oito empreendimentos habitacionais. A primeira etapa da pesquisa identificou as etapas do processo de desenvolvimento do produto (PDP) de cada empresa, de forma a compreendê-los e realizar um mapeamento das atividades deste processo. A segunda etapa identificou a estratégia de customização empregada durante o processo de desenvolvimento dos empreendimentos, quais as diretrizes e fatores internos que cada empresa adotou para determinar o nível de customização e quais as mudanças internas pelas as quais cada empresa passou para oferecer customização aos seus clientes. Deste modo, foi possível identificar as principais barreiras e oportunidades para a aplicação da estratégia de customização e o conceito de AP. Por último, os resultados foram reunidos e discutidos, possibilitando a proposição de melhorias no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais através da aplicação da AP.

Abstract

This paper aims to propose recommendations for implementing the product architecture (PA) concept as an improvement proposed in the development of housing projects. This was an exploratory research study and the strategy used was case studies, involving three construction companies and eight housing projects. Firstly, we identified the stages of the product development process (PDP) for each company in order to understand and to map the activities of this process. At a second stage, we identified the customization strategy employed in each project, the guidelines and internal factors that each company adopted for each level of customization and the internal changes that each company used to offer customization to their clients. Thereafter, it was possible to identify main obstacles and opportunities for the application of a customization strategy and the AP concept. Finally, the results were discussed, allowing us to propose improvements in the development of housing projects through the application of the PA concept.
-