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Santos, Laila et al. O potencial de uso da luz natural em edifício escolar para a situação de Vitória – ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010. p. 1-9.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 66
Índice h: 6  
Co-autores: 86

Resumo

 A necessidade de se oferecer ambientes escolares mais adaptados ao clima, com o adequado conforto visual nas salas de aula, assim como o grande potencial de eficiência energética representado pelo uso de luz natural nas edificações, são questões que nortearam esta pesquisa. O principal objetivo foi avaliar a importância da luz natural em salas de aula sendo adotado como objeto de estudo um edifício escolar em Vitória-ES, cujo diagnóstico orientou as propostas de alterações no projeto visando conferir melhorias para o conforto visual dos usuários e a efetiva redução do uso de iluminação artificial no período diurno. A metodologia consistiu em realizar avaliações do desempenho da luz natural em salas de aula previamente selecionadas, na Escola Irmã Maria Horta, sendo adotados critérios e níveis de classificação alicerçados em normas e referenciais pertinentes - considerando ser uma edificação escolar –, destacando-se que os dados para a análise foram obtidos por meio de simulações computacionais com o software Dialux 4.7. Os resultados levaram a uma proposta de redução dos efeitos indesejáveis da luz natural por meio de intervenções arquitetônicas pontuais, e permitiram concluir que, sob as mesmas condições das simulações realizadas – orientação solar, condição de céu, nível de poluição, tipo de aberturas, índice de refletância das superfícies internas, etc. –, o sistema de iluminação artificial de salas de aula em Vitória-ES poderá permanecer desligado entre 90% e 100% dos momentos simulados.
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