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DE ALVAREZ, Cristina Engel et al. Trilhas antárticas: proposta de delineamento e categorização dos percursos na península. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3501-3510.
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Resumo

Proposta:.Keller está inserida na Área Antártica Especialmente Gerenciada da Baia do Almirantado e caracteriza-se por sua paisagem exuberante e forte potencial científico, aspectos que justificam a necessidade de implementação das trilhas de uso em atividades científicas, recreativas e logísticas. As trilhas objetivam também o ordenamento do trânsito e a clara definição de regras de conduta e procedimentos, permitindo deslocamentos necessários sem que ocorram danos significativos ao ambiente. Método de pesquisa/Abordagens: A metodologia adotada contempla aspectos relacionados à preservação e educação ambiental, possibilidade de práticas recreativas, e apoio logístico. Para a definição dos critérios de intervenção foi feita a leitura ambiental dos percursos associada às informações provenientes dos estudos de outros subprojetos, com vínculo de abordagem na fauna, flora e geologia da região. Definiu-se como diretriz conceitual a busca pela menor interferência na paisagem natural, considerando a proposição de placas sinalizadoras e informativas para implantação em locais especiais. As informações são complementadas através de um guia de uso e folders, desenvolvidos de acordo com as peculiaridades e diversidades de uso das trilhas. Para a definição das trilhas foram utilizadas imagens aéreas, demarcação de pontos referenciais com GPS e fotografias pontuais correlacionadas, associadas aos percursos já estabelecidos pelo uso. Resultados: Definição de quatro categorias de trilhas: cotidiana, eventual, recreativa/científica e esportiva. A demarcação física das trilhas está prevista para ocorrer quando absolutamente necessário e com uso de material originário da área, tais como pedras soltas. A sinalização – placas tipo totem e de chão – foram projetadas para serem facilmente identificadas, sem, contudo, significarem elementos de interferência na paisagem antártica. Para todas as trilhas foram confeccionados folders explicativos enfatizando as potencialidades e medidas de segurança a serem adotadas, além de um guia de uso geral, considerando o conjunto dos percursos. Contribuições/Originalidade: A elaboração de um método para a definição de percursos atende aos preceitos ambientais estabelecidos no denominado “Protocolo de Madri” e poderá ser adotado em outros locais, com características semelhantes às da Península Keller. 

Abstract

Propose: The Keller Peninsula is located in the Antarctic Specially Managed Area (ASMA) inAdmiralty Bay and is characterized by its exuberant landscape and great scientific potential Theseaspects that justify the necessary implementation of trails for scientific, recreational and logisticactivities. The trails aim to organize transit, and clear establishment of conduct rules and procedures,allowing necessary transit without significant damage to the environment. Methods: The methodologyused contemplates aspects related to environmental preservation, recreational possibility,environmental education and logistic support. For definition of the intervention criteria, anenvironmental analysis of the routes was made and data were used from studies on birds, soils,geology, vegetal communities, and landscape. The pursuit of a lessened interference with the naturalscenery was defined as a conceptual guideline, recommending the physical demarcation of trails using,preferentially, material from the area itself. For establishing trails, aerial pictures were used as well asdemarcation of referential spots with GPS and correlated photos, associated with routes that havealready been established by use. Findings: The definition of four trails categories: quotidian, eventual,recreational/scientific, and sportive. The physical demarcation of trails will be made only whenabsolutely necessary. Only bifurcation areas must be demarcated or those posing difficulty for theordinary transient; signs were proposed to be placed at special sites, in addition to the development ofa folder with complementary information. Originality/value: The development of a method for theroutes definition obeys the environmental rules of “Madrid Protocol” and has the possibility to beused in other sites with characteristics similar to the ones of Keller Peninsula.
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