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Junior, Yoakim; Monetti, Eliane. Hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers especializados em produtos de alta comparação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-11.
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Resumo

 Para os empreendedores que atuam no mercado varejista é importante conhecer os anseios dos consumidores e ajustar as ofertas e os serviços de acordo com as necessidades do público alvo, pois quanto mais próximos das expectativas do público alvo estiverem os produtos, os serviços e as facilidades oferecidas no empreendimento, maior deverá ser o número de consumidores atraídos para comprar. No entanto, a bibliografia relacionada à percepção do consumidor quanto à importância dos atributos da qualidade de shoppings centers especializados é escassa e gera um ambiente de incerteza aos empreendedores do setor. Com o objetivo de hierarquizar os atributos percebidos pelos consumidores que freqüentam shoppings centers especializados em produtos de alta comparação este trabalho envolve estudos exploratórios e estudos de caso na região metropolitana de São Paulo. As análises dos dados primários coletados nas enquetes confirmam alguns aspectos identificados na revisão bibliográfica e permitem reconhecer a hierarquia dos consumidores entrevistados, para os atributos pesquisados. Espera-se que este trabalho oriente os envolvidos no planejamento e na administração de shopping centers especializados e incentive a continuidade de pesquisas no setor de shopping center devido, entre outros fatores, à dinâmica do mercado e ao volume de recursos necessários para a implantação de empreendimentos dessa natureza.

Abstract

 The knowledge of customer’s needs should be considered important by entrepreneurs to adjust offers and services in accordance to shopper’s necessities. Theoretically, the closer facilities, goods and services are to customer’s needs and expectations, the more appealing and profitable will be the shopping center. However, the scarcity of reliable data about specialty shopping centers in literature brings uncertainty to the planning and operation process. The current research analyses customer’s perception for specialty shopping centers attributes regarding facilities focused in high comparison products. The research method comprises semi-structured interviews and exploratory case studies in theme shopping centers located at Sao Paulo metropolitan area. The data analysis confirms some basic assumptions acknowledged in the technical literature, and allows identifying the attributes data hierarchy for specialty shopping centers according to customers’ perception. As a result, it is expected that this study may provide guidance for investors, planners and decision-makers during shopping centers planning and operation stage. Moreover, it may encourage future developments in this particular research field due to fast-paced changes in the marketplace and to the large capital investments involved in the delivery of these schemes.
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