Mais informações

Xavier, Sílvia; Castelnou, Antonio; Tavares, Sergio. Conceitos de sustentabilidade e sua insersão no ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 Proposta: O presente artigo pretende abordar o ensino de Arquitetura e Urbanismo sob o viés do paradigma da sustentabilidade. Esta discussão é parte da revisão bibliográfica da dissertação de mestrado: “Ensino de arquitetura e urbanismo: abordagem transdisciplinar focada nos princípios da sustentabilidade”. Apresenta-se os conceitos acerca da sustentabilidade (enfatizando a abordagem ambiental) e seu impacto no projeto do ambiente construído, e por conseqüência no exercício da profissão de arquiteto. Metodologia: Revisão bibliográfica sobre: a) o estado da arte do ensino de projeto de arquitetura no Brasil; b) conceitos gerais de sustentabilidade ambiental e seu contexto com o ambiente construído; c) entrevistas pessoais com professores da UFRGS e Unicamp que já aplicam o conceito de ensino de projeto com o enfoque na sustentabilidade; d) levantamento dos trabalhos publicados que abordam o tema: ensino de projeto de arquitetura com vistas à sustentabilidade e descrição dessas experiências ímpares. Resultados Esperados: A reflexão sobre os assuntos abordados (ensino de projeto de arquitetura Brasil; sustentabilidade; sustentabilidade no ambiente construído) pretende gerar uma discussão sobre novas perspectivas do ensino de arquitetura e urbanismo com vistas à sustentabilidade. Justificativa: Contribuição para uma nova maneira de ensinar e aprender arquitetura, condizente com os paradigmas e desafios do início do século XXI.
-