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FANTINATTI, Pedro Augusto Pinheiro; GRANJA, Ariovaldo Denis. Captura e reutilização do conhecimento a partir da assistência técnica de uma construtora. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2249-2260.
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Resumo

Freqüentemente na construção civil há pouca sustentação do conhecimento e as empresas perdem grande parte do seu ativo intelectual devido, entre outros, à alta rotatividade no setor. Capturar, armazenar e disseminar conhecimento não é uma tarefa trivial, porém, a aproximação entre as pessoas de uma organização e incentivos ao compartilhamento de conhecimento podem estimular o capital intelectual da empresa. Por meio de um estudo exploratório objetiva-se identificar métodos adaptáveis à construção civil para captura e reutilização do conhecimento. Almeja-se a concepção de uma rede de compartilhamento e reutilização do conhecimento a partir da atividade de assistência técnica de uma empresa construtora da cidade de Campinas/SP. Na primeira etapa da pesquisa observaram-se exemplos do ciclo de aprendizado a partir de experiências na assistência técnica, cujos efeitos refletiram em melhoria da qualidade e retrabalhos evitados em alguns processos de produção. Os resultados permitem entender melhor o processo de compartilhamento e reutilização do conhecimento a partir das atividades de assistência técnica. Há algumas evidências de que este processo de reutilização do conhecimento seja responsável pela eliminação da recorrência de patologias na construção. 

Abstract

Often in the construction sector there is little reuse of knowledge and the companies lose most of their intellectual assets due to the strong characteristics of rotating labour, among other factors. Knowledge capturing, storing and disseminating is a non-trivial task, but keeping people closer to each other in the work environment and promoting incentives to sharing knowledge can increase the company’s intellectual assets. This work aims to conceive a sharing network for capturing and reusing knowledge from the maintenance activities of a construction company in Campinas/SP. In the first step of this research some examples have been observed and they demonstrate the learning process from the maintenance activities. Quality improvements and rework reductions could be registered. The knowledge sharing process can be regarded as the reason for the observed construction error reductions, and some evidences have been provided. 
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