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SILVA, Priscilla de Mattos HAMEL E et al. Avaliação de riscos de uma obra pública educacional na fase de execução. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Resumo

As construções de obras públicas têm se destacado pelo aumento dos custos, prorrogação dos prazos e baixa qualidade. Neste cenário, o gerenciamento de riscos é uma alternativa para mitigar tais problemas. O presente artigo tem por objetivo avaliar os riscos de uma obra pública durante a sua de execução. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma edificação educacional, da Universidade Federal de Santa Catarina, a qual teve as seguintes fontes de evidência: análise documental, observação in loco e entrevistas com o engenheiro da empreiteira e com o fiscal da obra. Com base nos resultados, foi elaborada a análise de risco segundo os processos definidos pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI, 2014). Identificou-se que a incompatibilidade de projetos e a insuficiência de informações são consideradas as dificuldades mais frequentes, enquanto que a especificação inadequada de materiais no orçamento repercutiu em um maior impacto. Por fim, o estudo traz a definição de uma estrutura de análise de riscos, que visa contribuir para a melhor utilização dos recursos públicos. Palavras-chave: Risco na construção civil; avaliação dos riscos; obras públicas.

Abstract

The construction of public buildings has been contracted, for increased costs, extension of deadlines and poor quality. In this scenario, the risk management is an alternative to mitigate such problems. Thus, this article aims to evaluate the risks of a public work at the implementation stage. A case study was conducted in an educational building of the Federal University of Santa Catarina, which has the following sources of evidence: document review, on-site observation and interviews with the contractor's engineer and the supervisor. Based on the data, the risk analysis was prepared in accordance with procedures defined by the Project Management Institute (PMI, 2014). It was possible to identify that the incompatibility of projects and insufficient information are considered the most common difficulties, while the inadequate specification of materials in the budget and productivity with worse values than planned were the items that had repercussions in a greater impact. Finally, the study provides the definition of a risk analysis framework that aims to contribute to the better use of public resources.
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