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Jobim, Margaret; Schmidt, Luiza; Franciscatto, Francine. Avaliação pós-ocupação em arquitetura comercial - lojas de shopping. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais...  Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

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Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
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Resumo

 A metodologia de avaliação pós-ocupação vem sendo amplamente desenvolvida e utilizada nos últimos anos, não apenas por estudiosos do assunto, mas por profissionais interessados em avaliar o desempenho dos espaços construídos. Além dos vários trabalhos realizados em espaços públicos, escolas, hospitais, conjuntos habitacionais, prédios residenciais e comerciais, sistemas construtivos, materiais e componentes vêm sendo objeto de avaliação, sempre visando retroalimentar futuros projetos. Percebendo a importância do assunto e a necessidade de iniciar um trabalho conjunto sobre este tema, apresenta-se neste trabalho uma pesquisa de avaliação pós-ocupação em espaços comerciais. Entretanto, considerando-se a abrangência do tema, decidiu-se por um estudo de caso focando apenas espaços que comercializam moda feminina e localizados em um grande shopping da capital do estado do Rio Grande do Sul. Com este trabalho obteve-se, além da avaliação de aspectos distintos dos espaços projetados, uma proposta de metodologia de avaliação adequada aos profissionais projetistas. Desta forma, o objetivo principal do trabalho foi propor e testar uma ferramenta de coleta de dados para avaliação dos projetos de arquitetura de interiores. O estudo contou com a colaboração de arquitetos envolvidos em projetos de espaços comerciais localizados em shoppings. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de avaliação pós-ocupação realizada em lojas de moda feminina situadas em um shopping center.

Abstract

 The post occupation evaluation methodology has been widely developed and used in the last few years, not only for the studious ones of the subject, but for professionals interested in evaluating the performance of the constructed spaces. Beyond the works carried out in public space, schools, hospitals, residential and commercial buildings constructive, material and component systems become the object of evaluation, always aiming at to inspire future projects. Acknowledging the importance of the subject and the necessity to initiate collaborative work on this subject, evaluation research is presented in this work on post occupation in commercials spaces. However, considering the parameters of the subject, one decided for a case study focusing only on spaces that commercialize women’s fashion, which are located in the major shopping center in the capital of Rio Grande do Sul. With this work was realized, beyond the evaluation of distinct aspects of the projected spaces, a proposal of methodology of adequate evaluation to the designing professionals. Using this form, the main objective of the work was to analyse and test a tool of collection of data for evaluation of projects of interior architecture. The study depended on the contribution of architects involved in projects on commercial spaces located in chopping centers. This work presents the results of the post-occupation evaluation research carried out in stores of female fashion situated in one shopping complex.
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