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NAKANISHI, Elizabete Yukiko. Análise modal acústica de cabine veicular. 102p. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis,1994.
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Resumo

Uma das mais importantes fontes do ruído urbano é a proveniente de veículos, razão pela qual é de interesse geral reduzi-lo até o nível tolerável, para atender à legislação corrente e ao mercado consumidor, que se toma cada vez mais exigente quanto ao conforto acústico. O conhecimento das técnicas numéricas por elementos finitos, para resolver problemas na área acústica, possibilita modificar o projeto veicular e, assim, eliminar ou mudar as indesejáveis ressonâncias. Este método tem como vantagem a semelhança física entre a malha e a estrutura real, ou seja, a malha toma-se de fácil visualização. Na impossibilidade de anular a excitação ou modificar as características geométricas do interior da cavidade acústica, devem ser utilizadas alternativas, como a introdução de amortecimento nas paredes da cavidade, com o objetivo de reduzir a resposta harmônica. O presente trabalho apresenta estudo visando: - a determinação das freqüências naturais de ressonância e seus modos acústicos, em uma cavidade com geometria retangular, através da análise modal teórica, experimental, e do uso de técnicas numéricas por elementos finitos, mostrando a comparação entre os resultados; - a determinação das freqüências ressonantes da cabine de uma caminhão, através da análise modal experimental em escala real e, num protótipo simulando a cabine deste caminhão, reduzido em escala 1:4,5, e do uso da técnica numérica com a utilização de elementos finitos verificando boa precisão entre os resultados experimentais com os resultados calculados. São mostradas também as dificuldades de se obter experimentalmente as características acústicas neste modelo com geometria irregular, a obtenção da resposta harmônica da cavidade retangular, excitada por um painel vibrante come sem introdução de amortecimento, mostrando grande redução no nível de pressão acústica nas altas freqüências.
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