Mais informações

QUALHARINI, Eduardo Linhares; DUCAP, Vania Maria Britto Cunha Lopes. Reabilitação do ambiente construído urbano: reciclagem da água tratada no estoque de edifícios existentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: As cidades são os locais de maior investimentos humanos, econômicos, financeiros e culturais. Os edifícios da cidade do Rio de Janeiro, em suas diferentes tipologias, foram construídos prevendo uma vida útil média de 80 anos; a maioria está na metade deste período e em utilização plena, representando importante patrimônio para seus proprietários assim como para a imagem que cada cidadão forma de nossa cidade. Questões relacionadas à autossustentabilidade são urgentes, começando a ser consideradas na elaboração de projetos para novos edifícios. Tão importante quanto considerar tais questões em novos projetos é discutir sobre o quê fazer para reabilitar o estoque existente para cumprir o restante de sua vida útil atendendo a estes novos parâmetros. O objetivo deste artigo é investigar quais as soluções de autossustentabilidade disponíveis até o momento podem ser utilizadas nos edifícios existentes para diminuir o consumo de água potável; quais as tipologias que aceitam mais facilmente estas modificações; qual o melhor momento para o emprego de cada uma destas soluções; qual o custo de cada uma delas e o tempo de retorno do investimento feito. Método de pesquisa/Abordagens: Levantamento do estoque de edificações na cidade do Rio de Janeiro, por tipologia e idade; análise das condições para o aproveitamento da água da chuva e a reciclagem de águas servidas; estimativa de custos destas soluções. Resultados: a reciclagem de águas servidas é limitada por fatores culturais e espaciais, sendo mais aconselhada para as áreas de serviço, principalmente no momento de obras para troca de colunas de esgoto. Contribuições/Originalidade: Reaproveitamento da água e diminuição no seu consumo no estoque de edificações existentes em áreas urbanas.

Abstract

Propose: Cities are places that have the most humans investments. The Rio de Janeiro’s building stock is forty years old and may live for the same period, yet. This building are important to theirs owns and to the city. Sustentability questions need to be considerated to them, almost than to the news buildings. Our object is search while solutions can be immediately used in they, to become less the water, using recycled used water. Methods: existents buildings characterization, by typology and old; conditions to use rain water and reuse water from the sewer analysis; cost to get this changing’s. Originality/value: water re-utilized; less water consumption at the existents buildings.
-