Mais informações

Kowaltowski, Doris et al. Ensino de projeto bioclimático: o papel dos problemase restrições no processo criativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Esse trabalho apresenta a experiência de ensino dos conceitos de projeto bioclimático em disciplina de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Observa-se que a associação da teoria na área de conforto e prática no ensino de projeto de arquitetura fornece uma série de restrições necessárias ao processo criativo. Relata-se a experiência de um semestre em que o tema do projeto era a edificação escolar. Foram formados dois grupos de alunos, em que um trabalhou com as exigências e restrições da FDE – Fundação para o Desenvolvimento Escolar do Estado de São Paulo e o outro com os conceitos da arquitetura orgânica. Os dois grupos desenvolveram avaliações de desempenho térmico, e observações de aspectos de acústica, iluminação, funcionalidade, acessibilidade em escolas públicas da região de Campinas. Para o primeiro grupo observou-se que a existência de problemas e restrições estimulou o desenvolvimento de projetos criativos e com qualidade bioclimática adequada. Os projetos que seguiram os conceitos da arquitetura organica apresentaram resultados bioclimáticos menos favoráveis, principalmente pelas formas curvas adotadas com orientações variadas. Os resultados comprovam que as restrições são importantes ao desenvolvimento do processo criativo estimulando empenho maior na procura de soluções de qualidade e devem ser formalmente usados no ensino de projeto.

Abstract

This paper presents a design education experience where the concepts of bioclimatic architecture were discussed and applied in a studio environment of the Architecture Course of UNICAMP. The teaching experience shows that associating thermal comfort theory and design practice creates a series of restrictions for the creative design process. The design of a school building was the theme of a bioclimatic design class with a duration of one semester. Two groups of pupils were formed, one of which worked with the impositions of the school building department of the State of São Paulo, Brazil (FDE - Fundação para o Desenvolvimento Escolar) and the other group worked with the concepts of organic architecture. Visits to schools were carried out and students evaluated their environmental comfort conditions with technical thermal measurements. The results showed that the imposed restrictions of FDE stimulated the development of creative student projects, with good bioclimatic quality and the designs based on organic architecture were less bioclimatically appropriate, especially due to curvilinear forms and large variation of orientations. The results also showed that restrictions are important in the creative process in architecture, stimulating the search for quality solutions and should be used as design teaching methods.
-