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Medinilha, Talita et al. Avaliação da sensação térmica em áreas de transição. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

´As áreas de transição entre o interior e o exterior de uma edificação são elementos de amenização do choque térmico quando se transita entre os dois ambientes. Um exemplo conhecido são as varandas e corredores presentes na arquitetura tradicional brasileira. O objetivo dessa pesquisa é o estudo do desempenho térmico de áreas de transição, o qual pode trazer subsídios aos projetistas para um melhor aproveitamento desse recurso, visando o conforto térmico. Decidiu-se trabalhar com a edificação escolar, tendo o estudo sido realizado na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), campus de Santa Bárbara d´Oeste. Foram identificadas áreas de transição, consideradas como espaços de passagem da área externa para a interna, caracterizados por uma temperatura intermediaria em relação aos dois ambientes. O objetivo do estudo é analisar como essas áreas influenciam na determinação do microclima dos ambientes internos a ela relacionados, e se amenizam a sensação de choque térmico. Foram realizadas medições de temperatura do ar e de globo, umidade relativa e velocidade do ar, concomitantemente à aplicação de questionários; os dados foram coletados em dias típicos de verão e de inverno. A análise dos resultados permite afirmar que estes espaços, se construídos de acordo com as necessidades do clima local, merecem um reconhecimento especial por seu potencial de otimizar o comportamento térmico dos edifícios e de amenizar a sensação térmica dos usuários.

Abstract

Transition spaces are defined as spaces located between outdoor and indoor environments. Such spaces may offer benefits such as reduction of thermal shock for occupants moving into and from spaces. An example of transition areas are the balconies and corridors commonly used in the Brazilian architecture. By incorporating architectural aspects of these areas one may contribute to the development of living spaces that address thermal comfort. The aim of this work is to evaluate the thermal performance of these spaces. This paper was conducted by using a school building as a model, specifically, the Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), located in Santa Bárbara d´Oeste. This building contains transition spaces, regarded as passage spaces form the exterior to the interior. These transition spaces were characterized by an average temperature that lies between that of the exterior and interior. Air and globe temperature, relative humidity, and air speed were measured to determine the impact of the transition spaces on the microclimate of the interior spaces, as the students were questioned about their thermal sensations and thermal shock. The data were collected during typical summer and winter days. The findings of this paper indicate that transition spaces constructed with regard to the location’s specific climate harbor thermal comfort zones that reduce thermal shock of its inhabitants, thereby improving their thermal sensation.
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