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PIZARRO, Paula Roberta; LABAKI, Lucila; Nani, Daniel. Eficiência energética e tipologia de edificações escolares - ferramenta das redes neurais artificiais. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto, MG.
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Resumo

Procurando a melhoria na eficiência e desempenho energético de edifícios, alguns países estão desenvolvendo programas para que novos edifícios ou edifícios existentes sejam energeticamente mais eficientes. No Brasil, esta busca por um selo de qualidade das edificações é recente, principalmente se tratando de redução de gastos energéticos em edificações de domínio público. Este artigo propõe uma análise da relação entre a tipologia das edificações escolares e o consumo de energia elétrica através do estudo de salas de aula de três escolas municipais da cidade de Campinas, SP. Para tanto as salas são caracterizadas por seus dados de consumo de energia elétrica, orientação e dimensões das salas de aulas e das fachadas, áreas de abertura vitrificadas e protetores solares externos. Dados de temperatura de superfícies são coletados de agosto a dezembro, durante os horários de aula, representando estações climáticas distintas. Todos estes dados entrarão como variáveis para uma modelagem de previsão de consumo. Para a proposta metodológica emprega-se um programa de Redes Neurais Artificiais (RNA) a fim de realizar simulações entre as variáveis citadas. Como resultado, espera-se definir índices de tipologias de edificações relacionadas a um bom padrão de consumo energético de escolas. Este trabalho está inserido no projeto "Indicadores de eficiência energética e conforto ambiental das escolas da rede pública" - INDEECON, financiado pelo MCT/FINEP/CET-ENERG e CNPq.

Abstract

Looking for the energy efficiency improvement of the buildings, some countries are developing programs for the new or existent buildings to be more efficient. In Brazil, the research is to meet a very recently quality stamp, that is taking care to reduce wastes from the governmental public domain. This article proposes the analysis between the constructive aspects and the electrical energy consumption, at Campinas City classrooms - São Paulo. For that, each school is characterized by the electrical energy consumption, orientation, opening areas, faÁades and external solar protectors. Environment temperature data are collected between August and December during the classroom time, representing distinct climatic stations. All this data will be enter as variables for prediction model consumption. For this methodology is adopted the Artificial Neural Networking to simulate the variables. As a result, is expected to define the ranges of the building constructive aspects related to the efficient energetic school consumption. This work is inserted in the project "Energetic Efficiency Indicators and Environmental Comfort of Public Schools." - INDEECON, financed by MCT/FINEP/CET-ENERG and CNPq.
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