Mais informações

FERREIRA, Jacqueline Vergely Fraga; FERREIRA, SÉRGIO LEAL. Introdução do conceito de modelagem da informação da construção apoiado na abordagem Project Based Learning. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. p. 5053-5066.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Conscientes da importância que o computador representa hoje na vida do engenheiro e do elevado nível de sofisticação que os programas de auxílio à representação do projeto alcançaram, os professores de comunicação gráfica vêm implementando, sistematicamente, mudanças nos seus cursos. Inserido nesse contexto, o presente trabalho se propõe a estudar possibilidades de inclusão do conceito de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) no currículo da graduação e apresentar a melhor forma, na visão dos autores, de introduzir esse conceito diante de uma conjuntura específica de um curso de Engenharia Civil, no qual modificações profundas na estrutura curricular são muito difíceis. Diante desse quadro, prioriza-se o que é possível implementar, em detrimento ao teoricamente ideal. Estuda-se também a associação entre os conceitos BIM e a abordagem do Aprendizado Baseado em Projetos (Project Based Learning - PBL). Como resultado desse trabalho, são apresentas habilidades e conteúdos recomendados a um curso que inclua o BIM, um mapeamento do perfil do aluno antes de cursar as disciplinas propostas, para então expandir e detalhar quais habilidades e conteúdos espera-se que o estudante adquira ao final do oferecimento. Finalmente, apresenta-se uma Revisão Bibliográfica e relatos de experiências no mesmo contexto. Palavras-chave: BIM. PBL. Graduação.

Abstract

The consciousness of the importance of computer presence in engineering life, and of the high level of sophistication that design aid representation programs reached, teachers of communication graphics subjects are systematically implementing changes in their courses. In this context, this work proposes to examine the possibilities to include the Building Information Modeling (BIM) concept in the undergraduate curriculum and decide the best way to introduce this concept into a specific situation of Building Construction Course, in which deep changes in the curriculum are very difficult. Facing this situation, the options most applicable are preferred, rather than the theoretical ideal ones. BIM and Project Based Learning (PBL) relationship are also studied. Skills and content necessary to a course that includes BIM, a candidate profile mapping and a plan of how the student will acquire important skills, contents and attitudes are presented as a result of this work. Finally, a literature review and reports of provisional experiences on the same context are discussed. Keywords: BIM. PBL. Undergraduate. 1 FERREIRA, Jacqueline Vergely Fraga; FERREIRA, Sérgio Leal. Introdução do conceito de modelagem da informação da construção apoiado na abordagem project based learning (PBL). In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. 5053 ENTAC2016 - São Paulo, Brasil, 21, 22 e 23 de setembro de 2016 1
-