Mais informações

FERREIRA, Sérgio Leal. O uso dos filmes na sala de aula: estimular o início do curso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Em uma época em que os filmes são uma "linguagem" comum e que a evolução da tecnologia e do mercado tecnológico fez chegar aos nossos lares meios para guardar e manipular filmes feitos por nós mesmos, nada mais razoável do que utilizar esta forma de comunicação como mais um meio de auxiliar o aprendizado, tanto em sala de aula como através da web. A primeira barreira é ter um mínimo de recursos de equipamentos, de software e de conhecimento, para dar suporte à tarefa de produção e edição dos filmes. Escolher recursos compatíveis com um mínimo de qualidade exigida, nem sempre é uma tarefa trivial, uma vez que, por mais acessíveis que estes recursos sejam, só a variedade de possibilidades já nos pode deixar um pouco desorientados. Este trabalho apresenta os recursos e o processo que foi seguido para a produção de um filme para a apresentação do curso de Desenho para Engenharia, matéria do primeiro ano da Escola Politécnica. Como uma boa parcela do trabalho foi feita pela primeira vez, as falhas e as descobertas formaram parte do empreendimento, e elas são apresentadas com o intuito de facilitar o caminho para aqueles professores que desejem incorporar este meio de auxílio ao ensino. Na apresentação deste trabalho também se pretende mostrar a qualidade do material produzido e as principais idéias que nortearam o roteiro e a seleção das cenas.

Abstract

In times that movies are a "common language" and technology evolution bring to our homes means to keep and manipulate movies done by ourselves, nothing more reasonable that use this communication way as a means to aid learning, in classroom or even through the web. The first barrier is to have a minimum of equipment resources, software and knowledge, to give support to production and edition of movies. Choosing compatible resources with a minimum of demanded quality is not always a trivial task because, no matter how accessible these resources are, the variety of possibilities can leave us a little disoriented. This work presents the resources and the process that was followed for the production of a movie for the presentation of the course of Engineering Drawing, discipline of the first year in Polytechnic School. As a good portion of the work was made for the first time, the fail and discoveries formed part of the enterprise, and they are presented here with the intention of facilitating the way for those teachers that want to incorporate this means of aid to teaching. Along this work we intend also to show the quality of the produced material and the main ideas that oriented the itinerary and the selection of the scenes.
-