Mais informações

Nerbas, Patrícia; Andrade, Amanda. Educação para a sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de arquitetura. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2013. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O presente artigo objetiva descrever duas práticas pedagógicas adotadas nas atividades de projeto de arquitetura de uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Sul do Brasil, a fim de fazer uma análise comparada de dois processos pedagógicos, no que se refere à aplicação das estratégias de sustentabilidade nas atividades práticas de projeto de arquitetura. A pesquisa é de caráter exploratório e o método contempla: revisão bibliográfica, levantamento de dados, a partir de observações participantes e, aplicação de questionários, de acordo com métodos de pesquisa em ciências sociais. Este estudo foi desenvolvido, no período entre 2011 e 2012, durante o transcorrer de duas propostas pedagógicas, adotadas pela Instituição objeto de estudo. Os resultados indicam que as principais barreiras à aquisição do conhecimento estão relacionadas à associação entre teoria e prática nas diferentes disciplinas das atividades de projeto de arquitetura. Quanto à aplicação dos conteúdos, os maiores desafios estão relacionados aos hábitos já estabelecidos no mercado profissional e aos conhecimentos técnicos e inclinação/familiaridade individual na realização de trabalhos interdisciplinares. Como contribuição, o presente artigo pretende fomentar a discussão acerca dos desafios brasileiros, pertinente à formação de agentes humanos responsáveis por conduzir as atividades de projeto de arquitetura à práticas mais sustentáveis.

Abstract

 This article aims to describe two pedagogical practices adopted in the architecture design activities of a School of Architecture and Urbanism in Southern Brazil, in order to make a comparative analysis of different pedagogical processes, as regards the implementation of sustainability strategies in activities practice of architecture design. The research is exploratory and the method comprises: literature review, survey data from participant observation and questionnaires, according to research methods in social sciences. The study was conducted in the period between 2011 and 2012, during the course of two pedagogical proposals, adopted by the institution subject matter. The results indicate that the main barriers to the acquisition of knowledge are related to the relationship between theory and practice in the different disciplines of architecture design activities. Relating to the application of the contents, the biggest challenges are related to habits already established in the professional and technical expertise and leaning/ familiarity individual in performing interdisciplinary work. As a contribution, this article aims to foment the discussion about the Brazilians challenges, pertinent to the formation of human agents responsible for conducting the activities of
architectural design to more sustainable practices.
-