Mais informações

Deganutti, R. et al. Desenvolvimento de novos processos metodológico para o ensino de desenho técnico nos cursos de engenharia – UNESP- Bauru/SP. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Analisar, pesquisar e reflexionar o ensino do Desenho Técnico no curso de Engenharia nas modalidades: mecânica, civil e elétrica são os objetivos deste trabalho. A realização de ampla revisão nos processos metodológicos e conteúdos programáticos fazem-se presentes neste processo, mas o enfoque principal é introduzir as novas tecnologias da informática em busca de novas metodologias no ensino superior. Em processamento de projeto na Engenharia, utiliza-se o desenho para a concepção, comunicação e documentação das idéias, construindo assim, uma das principais ciências de auxílio à vida prática. Esta prática permite o estudo do conceito no espaço e de seus atributos como forma, dimensão e posição relativa. O desenho convencional de um objeto tridimensional é baseado no estudo das projeções deste no plano. Já o desenho tridimensional no computador se dá pela descrição direta do objeto em vários planos. Vantagens como maior precisão, rapidez e solução de problemas com mais facilidade, logo encantaram os jovens profissionais, porém esta transição torna-se lenta, visto que temos o alto preço do software e principalmente em administrar a metodologia tradicional adaptada às novas técnicas da computação gráfica, sem prejudicar o aprendizado. Experiências realizadas em sala de aula mostraram-se, entretanto, extremamente satisfatórias, como será visto na apresentação deste trabalho.

Abstract

To analyze, to research and reflection the teaching of the Technical Drawing in the course of Engineering in the modalities: mechanics, civil and electric they are the objectives of this work. The accomplishment of wide revision in the methodological processes and contents programmers is made presents in this process, but the main focus is to introduce the new technologies of the computer science in search of new methodologies in the higher education. In project processing in the Engineering, the drawing is used for the conception, communication and documentation of the ideas, building like this, one of the main sciences of aid to the practical life. This practice allows the study of the concept in the space and of their attributes as form, dimension and relative position. The conventional drawing of a three-dimensional object is based on the study of the projections of this in the plan. Already the three-dimensional drawing in the computer feels for the direct description of the object in several plans. Advantages as larger precision, speed and solution of problems with more easiness, soon they enchanted the professional youths, however this transition becomes slow, because we have the high price of the software and mainly in administering the traditional methodology adapted to the new techniques of the graphic computation, without harming the learning. Experiences accomplished at classroom were shown, however, extremely satisfactory, as it will be seen in the presentation of this work.

-